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PRÉVIA | Lies of P prova que é um soulslike muito promissor

Por Adrenaline

09/06/2023 às 03:55:50 - Atualizado há

Eu sou um fissurado no gênero soulslike, joguei (muito) todos os título da FromSoftware (menos Bloodborne e Demon"s Souls Remake, porque faço parte do grupo que só pode ter uma plataforma, e escolhi o PC), além de inúmeros outros como Mortal Shell, The Surge, Sekiro, Nioh e vários outros menos conhecidos, então uma coisa ou outra eu sei sobre um soulslike. Baseado nessa experiência toda, vejamos o que a aventura sombria de Pinóquio tem a nos oferecer.

Gameplay refinado torna Lies of P promissor

O que faz um soulslike bom, é seu o gameplay e as mecânicas de combate, principalmente. Essa é uma característica que Lies of P consegue se destacar. Baseado nos alicerces erguidos por Demon"s Souls e aperfeiçoados com os jogos seguintes como Dark Souls, Bloodborne e Elden Ring, o combate do soulslike do Pinóquio não inova, mas entrega um resultado bastante competente dentro do que já existe nesse estilo.

Com o mesmo mapeamento de comandos dos títulos da FromSoftware, é possível executar ataques leves, pesados e carregados, defender (que mais ou menos funciona como um parry), e esquiva. Todos funcionam muito bem, mas devo destacar que a esquiva ainda precisa de ajustes, como a distância percorrida, por exemplo. Com a mira travada no inimigo, "P" executa um dash, mas é possível rolar sem a mira travada, movimento que tem a minha preferência.

Lies of P

Ao iniciar o jogo, é possível escolher entre três estilos de combate: leve, equilibrado e pesado. Cada um conta com armas e atributos próprios, mas é algo que pode ser mudado e moldado com o avanço do jogo. As armas que você deixou para trás ao escolher uma, podem ser compradas mais para frente. Eu preferi começar com espada pesada e foco em força, mas logo mudei para a espada leve e mexi em meus atributos para seguir um caminho voltado para técnica (tipo destreza).

Os inimigos fracos não são um grande desafio, mesmo para quem não está acostumado com o estilo. Eles são menos agressivos, mas se conseguirem encaixar um combo, é quase morte. Porém Lies of P, assim como muitos soulslike, conta com inimigos mais fortes do que o normal que aparecem de vez em quando. Esses, sim, são um desafio e tanto. No trecho separado para a demo, o game conta com cerca de cinco tipos de inimigos, e a mesma quantidade para os mais fortes (mas com bem menos presença), além de três chefes, que são bastante desafiadores (o último me levou 13 tentativas).

Pinóquio, além de usar sua espada e executar as habilidades próprias de cada arma, também conta com seu braço implantado, que desfere uma quantidade limitada de ataques. Nessa demo, o jogo oferece três variedades diferentes, e cada uma conta com atributos e habilidades únicos, aumentando a variedade de ataques em combate. Assim como os jogos desse estilo, o personagem também conta com uma barra de estamina, que funciona de forma justa, você só ficará na mão, se exagerar na quantidade de ataques seguidos, defesas ou esquivas.

Level design de um bom soulslike

O level design é outra característica digna de um bom soulslike (e metroidvania). O jogo é bastante linear, como Dark Souls, mas oferece diversos caminhos alternativos que vão levá-lo a itens bons, mas com inimigos fortes esperando por você. Com uma boa exploração, é possível abrir atalhos para encurtar o caminho entre o checkpoint e o chefe, por exemplo.

Lies of P

Existem itens espalhados pelo cenário, e eles vão desde aqueles usados para melhorias das armas, defesas contra status negativos, equipamentos que aumentam atributos de defesa como amuletos, ou o equivalente a "almas" de forma concentradas, que podem ser usados para aumentar o nível, comprar coisas e upgrades. Nada novo aqui. Deixo o destaque para o item de cura, que ao ser esgotado, é possível recuperar um ao atacar o inimigo algumas vezes.

Toda a movimentação do protagonista, e até dos inimigos, são muito fluídas e funcionam bem. P tem animação para abrir portas, baús, fora os diversos movimentos diferentes no momento da ação. Infelizmente Lies of P não conta com a mecânica "revolucionária" introduzida por Elden Ring nesse gênero soulslike, que é o salto. Porém toda a movimentação flui bem, inclusive a física é convincente, embora seja um jogo com foco em fantasia.

Direção de arte cobre defeitos gráficos

Lies of P não é um jogo de nova geração, mas entrega belos visuais. Mas, devo ressaltar, que boa parte da beleza do jogo está atrelada a direção de arte. Todos os ambientes da demo são belíssimos, embora não exista variedade, já que o trecho disponível se passa nas ruas da cidade estilo europeia, interiores e o hub do jogo, que é um hotel, onde você faz melhorias, aumenta de nível, conversa com NPCs, e coisas do tipo.

Lies of P

O game poderia fica ainda melhor com sombras e reflexos por ray tracing, ou ainda uma melhor implementação da rasterização. Os reflexos não exibem muitos detalhes, falta sombra e oclusão de ambiente em muitos cantos, deixando o visual com aquele aspecto "chapado", um pouco sem detalhe. Ou seja, nesse quesito, Lies of P consegue ser bonito, mas nem tanto ao mesmo tempo. Claro que estamos falando de uma demo e essa build, sem dúvida, não é a final, já que o lançamento acontece somente em setembro.

Otimizado como poucos

Um grande destaque do jogo da Neowiz é sua otimização. De novo, não estamos falando de um jogo de nova geração de fato, mas é até estranho ver um jogo tão otimizado, especialmente no PC, hoje dia. O game não é exigente, a GPU máxima recomendada (acredito que seja para 1080p) é uma NVIDIA GeForce GTX 1660 e CPUs quad-core.

Em meu teste, com um Ryzen 5 2600X, Radeon RX 6600, 16 GB de RAM e SSD, Lies of P rodou no preset máximo, em 1080p, sem uso de upscaling, a 60 FPS o tempo todo. Até mesmo em áreas mais abertas com bastante detalhes na tela, o jogo continuou rodando de forma fluída. Nos momentos que monitorei o uso do hardware, vi que o CPU mal chegava a 30% e a GPU não passava de 70%, então tinha margem para mais (no meu PC, nesse caso). Eu não enfrentei travamentos ou engasgos, tudo foi muito bem.

Minha maior reclamação fica para um cuidado maior com detalhes gráficos para aumentar a imersão, já que jogos soulslike não são rápidos, então dá para apreciar mais os entornos, além da movimentação de Pinóquio e o movimento da câmera que dava umas "tremidas de leve", que chegavam a incomodar, às vezes.

Lies of P

Tudo que Lies o P demonstrou nessa demo só deixa claro o potencial que o soulslike do Pinóquio tem. Esse, definitivamente, é um título que tem prioridade na minha lista e, caso não tenha jogado a demo para tirar suas próprias conclusões e é um entusiasta de soulslike como eu, deixo aqui minha forte recomendação. Se você jogou, compartilha o que achou do game.

Lies of P chega no dia 19 de setembro para PC, PS5, PS4, Xbox Series X|S, Xbox One e também ao Game Pass.

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Fonte: Adrenaline
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