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Professora da UEM Umuarama explica como funcionam as patentes de invenção na área ambiental

Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, o portal OBemdito traz uma série de entrevistas destacando o trabalho de pesquisadores e educadores de Umuarama na área ambiental.

Por Da Redação

08/06/2023 às 14:50:38 - Atualizado há

Nesta Semana Nacional do Meio Ambiente, o portal OBemdito traz uma série de entrevistas destacando o trabalho de pesquisadores e educadores de Umuarama na área ambiental. Todos os dias apresentaremos uma nova entrevista, proporcionando uma visão aprofundada dos desafios e oportunidades na conservação e sustentabilidade.

Acompanhe-nos nesta jornada inspiradora ao longo da semana, à medida que exploramos tópicos variados desde pesquisas inovadoras até o papel da tecnologia na preservação do meio ambiente. Juntos, celebraremos a Semana Nacional do Meio Ambiente e a importância da ação coletiva para um futuro mais verde.

A nossa entrevistada de hoje é a Professora Dra. Simone de Lima Bazana do Departamento de Meio Ambiente da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no Campus de Umuarama. Ela é especialista em tratamento avançado de água para consumo humano, graduada em Tecnologia em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental e possui mestrado e doutorado em Engenharia Química.

Atualmente, Simone leciona no Departamento de Meio Ambiente da UEM em Umuarama e tem se destacado em sua área de atuação, pois possui trabalhos publicados em congressos nacionais e internacionais. Além disso, ela faz parte do depósito de Patente de Invenção, demonstrando sua contribuição para o desenvolvimento de soluções inovadoras no campo do tratamento de água.

Com sua expertise em tratamento avançado de água, a professora Simone desempenha um papel fundamental na pesquisa e no ensino, compartilhando seu conhecimento com os estudantes e contribuindo para o avanço da área.

OBemdito: Olá Professora Simone, agradeço por você dispor de seu tempo para esta entrevista.

Professora: É uma satisfação para mim.

OBemdito: Vou iniciar mencionando a informação dos entrevistadores anteriores e que vem repercutindo, que os cursos da UEM de Umuarama possuem vagas sem necessidade de vestibular. Nos fale sobre esta opção.

Professora: Claro! Temos algumas vagas remanescentes disponíveis para os cursos de Tecnologia em Meio Ambiente e Engenharia Ambiental, acessíveis a qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, independentemente da época em que o concluíram.

Essas vagas estão abertas a todos que preencherem esse requisito, e as inscrições estão sendo realizadas durante o mês de junho. Para se inscrever, basta entrar em contato pelo telefone (44) 98844-1609. Vale ressaltar que para essas vagas, não é necessário passar por um processo seletivo (Vestibular).

Além disso, na UEM, a educação é gratuita e os alunos têm a oportunidade de concorrer a bolsas de estudo. Isso significa que eles podem ser remunerados enquanto estudam.

OBemdito: Sabemos da tradição da UEM como uma universidade pública e da importância de pesquisas que envolvem Universidade e sociedade. Visto que você faz parte de uma pesquisa relevante que foi desenvolvida na Universidade, pode nos explicar o conceito de patente?

Professora: Obrigada por reconhecer a tradição da UEM como uma universidade pública comprometida com pesquisas relevantes e sua conexão com a sociedade. Em relação à sua pergunta, uma patente é um direito exclusivo concedido a um inventor ou titular de uma invenção para proteger sua criação.

Ela é concedida pelo órgão competente de propriedade intelectual de um país e oferece ao detentor o direito de impedir outras pessoas de utilizar, fabricar, vender ou importar a invenção sem sua autorização durante um período específico.

OBemdito: Interessante professora, mas qual o propósito de se obter uma patente na instituição de ensino?

Professora: O propósito principal de uma patente é estimular a inovação e o avanço tecnológico, ao mesmo tempo em que protege os interesses do inventor. Ela fornece ao inventor o direito exclusivo sobre sua invenção por um determinado período, geralmente 20 anos a partir da data de depósito da patente.

Durante esse período, o inventor pode explorar comercialmente sua invenção e ter o controle sobre sua utilização no mercado. Além disso, a divulgação de informações detalhadas sobre a invenção no processo de solicitação de patente contribui para o acervo de conhecimento da sociedade.

As patentes são publicamente acessíveis, permitindo que outras pessoas tenham acesso ao conhecimento técnico e possam se inspirar ou construir sobre as inovações já existentes. Isso impulsiona o progresso científico, tecnológico e econômico, promovendo o compartilhamento de conhecimento e o desenvolvimento de novas descobertas.

OBemdito: Poderia descrever como foi esse processo de solicitação de patente de invenção na qual você participou?

Professora: (Risos) Certamente! O processo de solicitação de uma patente de invenção envolve várias etapas. Vou explicar de forma bem resumida. Antes de iniciar o processo de solicitação de patente, é recomendável realizar uma pesquisa de anterioridade para verificar se a invenção é nova, tem empresas que fazem esse trabalho. Isso ajuda a avaliar a viabilidade da patente.

Após esse processo vem a preparação da documentação necessária para a solicitação da patente, deve incluir relatórios detalhados, fotos, desenhos, diagramas entre outros. A solicitação de patente deve ser depositada no órgão de propriedade intelectual competente. Aqui na Universidade temos NIT -UEM (Núcleo de Inovação Tecnológica) que deu o primeiro parecer.

Após parecer o processo foi encaminhado ao INPE (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Após o depósito, a solicitação de patente passa por um processo de exame realizado pelo órgão responsável. Esse processo envolve uma análise detalhada da documentação apresentada, verificando se a invenção atende aos requisitos de patenteabilidade, como novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.

O examinador pode solicitar esclarecimentos ou modificações durante esse processo. Estamos aguardando essa etapa. Se a solicitação for considerada válida e atender a todos os requisitos, a patente de invenção é concedida. Isso geralmente ocorre após o exame e a análise minuciosos da solicitação, levando em consideração todas as objeções e contribuições de terceiros.

OBemdito:  Gostaria de obter informações sobre sua área de especialização e como esse campo de estudo está intrinsecamente relacionado com a preservação e estudo do meio ambiente

Professora: Muitas pessoas não sabem, mas a Universidade pode e deve trabalhar de mãos dadas com as indústrias, minha especialização foi realizada em parceria com uma empresa do ramo de filtros de água, esses filtros domésticos que utilizamos em nossas casas.

O foco principal do meu trabalho foi desenvolver um material eficaz no tratamento de água com alto grau de contaminação bacteriológica, podendo possibilitar as pessoas que não tem acesso ao saneamento básico por exemplo, um consumo de água segura e de boa qualidade.   

OBemdito: Estamos na Semana do Meio Ambiente, nesse contexto o que você diria à comunidade sobre a importância dos cursos de Meio Ambiente da UEM?

Professora: Os cursos de Meio Ambiente da UEM campus Umuarama, fornecem conhecimentos teóricos e práticos abrangentes, abordando questões cruciais relacionadas à conservação dos recursos naturais, gestão ambiental, impacto ambiental, saneamento básico, mudanças climáticas entre outros temas relevantes.

Os estudantes têm a oportunidade de adquirir habilidades e competências necessárias para lidar com os desafios ambientais enfrentados pela sociedade atual. Os cursos também oferecem oportunidades de pesquisa e extensão, permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos na prática, realizem projetos e contribuam para a melhoria do ambiente local e global.

Além disso, a formação em Meio Ambiente abre portas para diversas carreiras, tanto no setor público quanto no privado, com uma demanda crescente por profissionais especializados nessa área. Portanto, à comunidade, eu diria que os cursos de Meio Ambiente da UEM são essenciais para construir um futuro sustentável.

Eles capacitam os estudantes a se tornarem agentes de mudança, capazes de enfrentar os desafios ambientais com conhecimento, inovação e comprometimento. Ao apoiar e valorizar esses cursos, estamos investindo no desenvolvimento de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao meio ambiente.

OBemdito: Muito obrigado e parabéns pelo trabalho, professora.

Professora: Eu que agradeço o espaço concedido.

Fonte: O Bemdito
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