Geral Discussões

Audiência vai debater modelo de transporte público que poderá ser adotado em Umuarama

A prefeitura de Umuarama realiza nesta quarta-feira (24), uma audiência pública para discutir com a sociedade o modelo de transporte público urbano que poderá ser adotado pelo município no novo processo de concessão do serviço.

Por Da Redação

24/05/2023 às 12:50:18 - Atualizado há

A prefeitura de Umuarama realiza nesta quarta-feira (24), uma audiência pública para discutir com a sociedade o modelo de transporte público urbano que poderá ser adotado pelo município no novo processo de concessão do serviço. Na audiência, a empresa técnica TTC, que foi contratada para fazer os estudos necessários para está etapa, deverá apresentar o formato de transporte coletivo.

"Os usuários reclamam muito do transporte público urbano, então este é o momento deles participarem e sugerirem as mudanças que acham necessárias", afirma o secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Elizeu Vital da Silva.

Conforme ele, esta é mais uma das etapas que estão sendo cumpridas para que o município consiga abrir, em breve, um novo processo de licitação para a concessão do serviço. "Contratamos essa empresa, que fez a pesquisa de campo e agora está montado o plano de trabalho para que possamos dar os próximos passos", explica Vital.

A audiência pública será realizada na Câmara de Vereadores a partir das 19h e é aberta a toda a população. Além de usuários do  sistema, também deverão participar vereadores, secretários municipais e representantes da  sociedade civil organizada.

"Depois da audiência teremos um prazo para fechar o terno de referência, o que vai demorar uns 30 dias, depois teremos mais um prazo para fechar a licitação. Acredito que em uns 60 dias conseguiremos abrir o processo licitatório", projeta o secretário.

Contrato atual

O serviço de transporte público urbano em Umuarama é operado pela empresa Viação Umuarama. O contrato, que está sub judice, vem de forma precária desde 2014. Além disso, uma série de problemas foram registrados nos últimos anos.

Em 2019, uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), na Câmara de Vereadores, invetigou a situação. Em 2022, o MP-PR (Ministério Público do Paraná), ingressou com uma Ação Civil Pública pedindo a suspensão do contrato da Viação Umuarama com a prefeitura do município.

No ano passado, diversos cortes de linhas e suspensões no serviço nos fins de semana, além dos valores da passagem, motivaram muitas reclamações e protestos dos usuários do sistema. (Recorde aqui)

Agora, com um novo modelo em discussão, a população espera que os problemas sejam resolvidos e que a passagem fique mais barata. "Neste novo modelo deveremos levar em conta diversas situações, como, por exemplo, a idade e qualidade dos ônibus, terá wi-fi ou não, horários, quilometragem, e como será estabelecido a tarifa, entre outros pontos importantes", detalha vital.

Fonte: O Bemdito
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo