Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Zelensky convida Lula para reunião durante o G7, diz Itamaraty

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão.


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, propôs ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) uma reunião bilateral durante a cúpula dos líderes do G7, em Hiroshima, no Japão. A informação foi confirmada pelo Itamaraty à TV Globo.

Ainda não há, porém, confirmação da data do encontro. A viagem do presidente ucraniano para o Japão está prevista para o domingo (21).

O pedido ocorre uma semana após o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, participar de uma reunião com Zelensky em Kiev, na Ucrânia.

Nas redes sociais, o presidente ucraniano disse ter afirmado a Amorim que o único plano de paz possível para terminar a guerra em seu país é o ucraniano e que discutiu a "possibilidade de realizar uma cúpula Ucrânia-América Latina".

Na ocasião, ele ainda declarou que esperava receber o presidente Lula na Ucrânia e continuar o diálogo com o governo brasileiro.

Lula tem defendido que um grupo de países, incluindo o Brasil, lidere uma saída negociada para o fim da guerra, que já dura mais de um ano.

O presidente brasileiro também já disse que não vai visitar nem a Rússia, nem a Ucrânia enquanto não houver um cessar-fogo.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!