Grande Curitiba Destaque do Diário

Electrolux investe cerca de R$700 milhões em nova fábrica em São José dos Pinhais

O governador Carlos Massa Ratinho Junior, e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, assinaram o protocolo de intenções que inclui o projeto no programa de incentivos fiscais do Estado.

Por Da Redação

02/05/2023 às 23:10:18 - Atualizado há
O governador Carlos Massa Ratinho Junior, e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, assinaram o protocolo de intenções que inclui o projeto no programa de incentivos fiscais do Estado. Foto Gilson Abreu/Aen

A Electrolux anunciou nesta terça-feira (2) um investimento de R$ 700 milhões para a instalação de uma fábrica totalmente sustentável em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O acordo foi firmado com o governo estadual e com a prefeitura local.

"Temos uma relação de longo prazo com o Estado do Paraná. A construção de uma nova unidade fabril representa a expansão do parque produtivo do Electrolux Group e a consolidação da empresa na região. Com essa nova unidade, ampliaremos nossa capacidade produtiva e nosso mix de produtos. Seremos ainda mais competitivos, fortalecendo a economia da região", destaca Leandro Jasiocha, CEO do Electrolux Group América Latina.

A unidade de São José dos Pinhais terá aproximadamente 50 mil m2 de área construída em sua primeira fase de obras, que deverá ser entregue no final de 2024. O local contará, inclusive, com espaço reservado para fornecedores estratégicos. A segunda etapa das obras está prevista para ser finalizada no final de 2025. A previsão é gerar 500 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. Outros mil colaboradores estarão envolvidos diretamente durante a construção da unidade.

"Mais um importante e robusto investimento chegando ao nosso Estado, que vai gerar mais emprego e renda. Além de reforçar nossa presença marcante e importante no cenário nacional, esta nova fábrica do Electrolux Group demonstra que o Paraná é um ótimo estado para se investir, com segurança jurídica e mão de obra qualificada", afirma Carlos Massa Ratinho Jr., governador do Paraná. "E receber esta nova unidade ambientalmente responsável mostra também que estamos em sintonia. Atualmente, o Paraná é líder nacional em sustentabilidade ambiental no Ranking de Competitividade dos Estados e só conseguimos está excelente colocação graças à preocupação também das empresas que investem aqui", completou.

A nova unidade será utilizada para expansão da capacidade produtiva das linhas atuais de refrigeração e para a produção local de modelos que são atualmente importados. Quando entrar em funcionamento, ela será a primeira na América Latina com zero emissões de carbono e que vai operar utilizando 100% de energia renovável. Além disso, o local contará ainda com uma área de preservação permanente, que vai ocupar 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno.

"O Electrolux Group é uma das maiores empresas do Brasil, referência em seu segmento, com responsabilidade social e ambiental, e é uma honra para nós ter uma nova fábrica aqui em São José dos Pinhais. Fizemos um esforço significativo para que ela se instalasse em nossa cidade, pois isso representa geração de milhares de empregos, aumento da arrecadação municipal e melhoria na mobilidade e infraestrutura da região", diz Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais (PR).

100% sustentável

A nova unidade seguirá todas as diretrizes de sustentabilidade do Electrolux Group, sendo construída para atender, desde o princípio, a meta de zero carbono.

Assim como as demais unidades localizadas na região, a fábrica contará com a gestão inteligente de água e energia, reaproveitando os efluentes industriais/sanitários tratados e possuirá um sistema dedicado de coleta de água da chuva. Toda a energia elétrica será de fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares.

A unidade de São José dos Pinhais também contará com diversas certificações, dentre elas a de "Zero Aterro", (ausência da destinação de resíduos para aterro), assim como buscará a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que significa ser sustentável em todas as suas fases, da construção até a operação.

Adicionalmente, terá uma área de preservação permanente, totalizando 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno, o que reforça o compromisso com a sustentabilidade, um dos grandes norteadores do Grupo.

Electrolux e o Paraná

O Electrolux Group está em operação no Paraná desde 1996. A cidade de Curitiba (PR) sediou a primeira fábrica, após a aquisição da Prosdócimo. Atualmente, possui três unidades fabris localizadas na região metropolitana e dois dos três Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos do grupo no mundo. Até o momento, conta com 3,5 mil empregos diretos, 9,7 mil indiretos e outros 1,8 mil terceirizados. Suas plantas possuem, juntas, capacidade de fabricação de 3,6 milhões de produtos, entre refrigeradores, freezers e eletroportáteis. Diante disso, transformou-se em uma das dez principais empresas do estado.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo