Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

PARANAGUÁ

Após 19 dias, famílias afetadas por vazamento de Nafta retornam para suas casas


Segundo informações do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá, na manhã da última sexta-feira (28), foi autorizado o retorno das famílias residentes na área portuária da cidade para suas casas. Elas foram afetadas pelo vazamento de Nafta, no dia 9 de abril desse ano.

As seis famílias tiveram que ser evacuadas devido ao vazamento do produto petroquímico Nafta durante operações realizadas pela empresa Terin.

O Vazamento

O vazamento do produto petroquímico Nafta na área portuária de Paranaguá deixou a população em estado de alerta na noite de 9 de abril.

Segundo informou em nota a Empresa Pública Portos do Paraná, o vazamento ocorreu durante a operação de Nafta do terminal Terin, na Avenida Coronel Santa Rita.

Imediatamente a equipe de prontidão da autoridade portuária foi acionada, isolando a área. As ações de controle foram coordenadas pelo Corpo de Bombeiros, Terin e pelo PAM – Plano de Ajuda Mútuo, da Portos do Paraná. A ação também contou com o auxílio da Defesa Civil e do Instituto Ambiental do Paraná (IAT).

“As operações no terminal estão suspensas. Equipes seguem trabalhando no local e todos os recursos possíveis para auxílio no atendimento a ocorrência seguem disponibilizados pela empresa pública”, destacou a nota da Portos do Paraná emitida na ocasião.

O vazamento teria iniciado por volta das 20h30 do dia 9 de abril e muitas famílias do entorno precisaram ser retiradas de suas casas, assim como funcionários de empresas localizadas na região. Pessoas que transitavam pelo local também foram orientadas sobre os riscos.

Caso é investigado

Recentemente, uma operação da Polícia Federal foi instaurada como o intuito de desvendar o que ocasionou o desastre ambiental. Até o momento, as dimensões do episódio não foram amplamente divulgadas.

Para que os motivos e consequências do desastre ambiental sejam apurados, o navio em que estava o produto que vazou durante a operação, foi submetido a um mandado de busca e apreensão por parte da Polícia Federal.

Nas buscas, os agentes colheram documentos e demais dados que vão ajudar a compreender o ocorrido. A intenção é descobrir se houve um ato criminoso ou negligência por parte dos responsáveis.

E Mais Notícias

PARANAGUÁ

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!