PolĂ­cia Segurança

Governador comemora avanços na segurança pública em entrega de homenagens da Polícia Civil

Por AEN/PR

27/04/2023 às 01:34:10 - Atualizado hĂĄ
Diário do Sudoeste

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta quarta-feira (26), em Curitiba, da solenidade de entrega de homenagens da PolĂ­cia Civil do ParanĂĄ (PCPR) a servidores do órgão e outras lideranças. O evento de reconhecimento aos homenageados foi promovido pelo órgão estadual de segurança pĂșblica no auditório da Federação das IndĂșstrias do Estado do ParanĂĄ (FIEP). O chefe do Executivo Estadual e outras autoridades também foram condecoradas com a Medalha da Ordem das AraucĂĄrias.

A homenagem é destinada a agraciar personalidades nacionais e estrangeiras que demonstrem destacada atuação no campo das atividades relacionadas com a segurança pĂșblica. Em seu discurso, Ratinho Junior disse se sentir honrado com a medalha e que o momento era também de valorizar os avanços pelos quais a PolĂ­cia Civil do ParanĂĄ passou nos Ășltimos anos.

"Tivemos uma quebra de paradigmas na PolĂ­cia Civil, que historicamente sofria com uma ingerĂȘncia polĂ­tica muito grande. Com o apoio da Assembleia Legislativa, fortalecemos o orçamento da instituição e, em conjunto com o corpo técnico, implantamos uma visão mais moderna e estratégica na segurança pĂșblica, principalmente com novo concurso, aquisição de mais viaturas e equipamentos e novas estratégias para ampliar a fiscalização sobre atividades ilĂ­citas", afirmou o governador.

Dentro do quadro mais amplo da segurança pĂșblica, ele também citou a criação da PolĂ­cia Penal do ParanĂĄ com a função especĂ­fica de fazer a gestão prisional do Estado e a construção de 14 novos presĂ­dios, o que tirou os presos das delegacias e desonerou os policiais civis para realizarem investigações. Outros exemplos citado foram a atuação mais integrada entre a PCPR e a PolĂ­cia Militar do ParanĂĄ (PMPR), tendo como um destes sĂ­mbolos a Cidade da PolĂ­cia, em Curitiba, reunindo no mesmo espaço representantes de todas as forças, e a construção de novas delegacias.

"Com as duas policias dialogando e trabalhando juntas, temos visto uma redução gradativa dos Ă­ndices de criminalidade e chegamos a altos Ă­ndices de resolução de homicĂ­dios. Ainda temos muito a fazer para continuar melhorando as condições de trabalho da PolĂ­cia Civil e, com os novos investimentos que estamos fazendo, vamos garantir que a população paranaense se sinta ainda mais segura", acrescentou Ratinho Junior.

Outro a receber a Medalha da Ordem das AraucĂĄrias foi o secretĂĄrio de Estado da Segurança PĂșblica, Hudson Teixeira, que assumiu a pasta no inĂ­cio de 2023, após atuar como comandante-geral da PMPR por dois anos. Ele lembrou o seu trabalho de campo como policial militar ao lado de outros policiais civis e ressaltou a importância do carĂĄter preventivo da instituição.

"Nas forças de segurança enfrentamos dificuldades complexas, mas graças a atuação dos profissionais da linha de frente, com um serviço de inteligĂȘncia eficiente, conseguimos identificar ameaças antes delas causarem qualquer dano para a sociedade, reforçando a credibilidade das nossas policias perante a população paranaense", declarou o secretĂĄrio.

"Isso só tem sido possĂ­vel graças à modernização das instituições e das estruturas, à qualidade dos equipamentos fornecidos, ao reforço no efetivo e ao suporte aos policiais fornecidos pelo Estado", completou Teixeira.

OUTRAS HOMENAGENS – A PCPR também entregou outras placas de homenagem e medalhas a servidores da instituição, incluindo delegados, investigadores, papiloscopistas e escrivães. Outras autoridades e profissionais que atuam em parceria com os policiais civis, como policiais miliares, auditores da Receita Federal e agentes de segurança de outros estados também foram homenageados.

Além das Medalhas da Ordem da AraucĂĄria, foram entregues Medalhas Tiradentes, do Mérito Investigação Criminal, do Mérito de InteligĂȘncia Policial e Placas de Homenagem por Destaque Profissional.

Entre os homenageados estiveram o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretĂĄrio de Estado da Administração e da PrevidĂȘncia, Elisandro Pires Frigo; o presidente da Assembleia Legislativa do ParanĂĄ, Ademar Traiano; o deputado estadual Hussein Bakri; o sub-chefe da Casa Civil, LĂșcio Mauro Tasso; o diretor-geral da Casa Civil, Luciano Borges; o ex-secretĂĄrio de Segurança PĂșblica, Romulo Marinho Soares; o diretor do Instituto de CriminalĂ­stica, Luiz Rodrigo Grochocki; o diretor do Instituto Médico Legal, André Ribeiro Langowski; o diretor de Regulação Econômica da Agepar, Maiquel Zimann; o procurador do Ministério PĂșblico do Trabalho, Heiler Ivens Natali; e o comandante-geral da PolĂ­cia Militar, coronel Sérgio Almir Teixeira; entre outros.

De acordo com o delegado-geral da PolĂ­cia Civil do ParanĂĄ, Silvio Jacob Rockembach, as homenagens são um reconhecimento aos policiais que se destacaram pelo trabalho, assim como outras personalidades que contribuĂ­ram de maneira relevante com a instituição.

"É uma forma de agradecer e reconhecer o trabalho dos bons policiais e também de outras pessoas que dentro das suas funções nos ajudam a avançar. Hoje é possĂ­vel dizer que temos uma nova PolĂ­cia Civil, que vem corrigindo problemas históricos que impediam os policiais de prestarem um serviço à altura da instituição. Com investimentos maciços em estrutura, tecnologia e inteligĂȘncia temos aumentado a solução de crimes e estamos prontos para enfrentar os desafios do futuro", arrematou Rockembach.


Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo
Acompanhantes Goiania