Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Últimas Notícias

STJ autoriza acesso de família de Marielle à investigação do crime


Rádio Agência Nacional

Por unanimidade, a 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou, nesta terça-feira (18), que os elementos de prova documentados nas investigações do caso Marielle e Anderson sejam liberados para acesso amplo.

O pedido foi feito no âmbito do inquérito sigiloso que apura o assassinato da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco, e seu motorista, Anderson Gomes, em 2018. Diante da demora no resultado dessas investigações, a família da parlamentar havia solicitado acesso ao andamento do inquérito, mas o pedido foi negado em outras instâncias.

Pedro Carriello, defensor público do Estado do Rio de Janeiro, fez a sustentação oral em nome da família no STJ. Ele ressaltou que o direito à informação é garantido pela Constituição Federal e por normativas legais.

Já o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro alegou que a posição do órgão nunca foi contrária à família, mas ponderou que a liberação dessas informações poderia ampliar, de forma perigosa, o mesmo direito a outras famílias do país. Por isso, o MP se posicionou contra a liberação, como explicou o promotor Eduardo Morais Martins.

A relatoria do recurso no STJ foi do ministro Rogerio Schietti. Ele ressaltou que compreende a preocupação do MP, mas disse que ainda assim considerava justa a liberação do acesso.

As investigações sobre o assassinato da vereadora ainda persistem, mais de cinco anos depois do crime. Há dois acusados de cometer o assassinato: Ronnie Lessa e Élcio Vieira de Queiroz. Eles seguem presos preventivamente e aguardam julgamento.

Rádio Agência Nacional

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!