Saúde destaque

Vacinação contra a gripe influenza já está sendo realizada nas salas de vacina públicas e privadas de Pato Branco

Por Diário do Sudoeste

12/04/2023 às 10:01:20 - Atualizado há
Diário do Sudoeste

A campanha de vacinação contra a gripe influenza começou na segunda-feira, 10, e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde já contabiliza mais de 2.800 doses aplicadas.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco, Emanoeli Stein, neste momento a vacinação se concentra no atendimento aos grupos prioritários. "Estamos tendo boa procura nas salas".

Como a influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, o Ministério da Saúde busca com a iniciativa "minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários além de reduzir sobrecarga sobre os serviços de saúde. Os sintomas podem ser confundidos com os da covid-19".

Emanoeli conta que, neste ano, a campanha nacional tem um cronograma diferente de vacinação, sendo aplicado em dose única, abrangendo os diferentes grupos prioritários, simultaneamente.

O público-alvo estabelecido pelo MS para 2023 compreende: a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

PATO BRANCO

Mesmo no início da campanha, a vacinação tem recebido boa adesão por parte da população, tendo sido vacinados nos dois primeiros dias:

5.44% crianças

18.71%gestantes
14.39%idosos
20.65% puérperas

100% adolescentes sob medidas socioeducativas

82.10% população privada de liberdade

12.33% professores.

A coordenadora do setor de imunização orienta que a população pertencentes aos grupos convocados compareça as salas de vacinação para receber a dose da vacina. "Estamos com atendimento em todas as unidades de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Sendo que a sala central trabalha em dias e horários diferenciados, que compreendem o atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 até 17h30".

Emanoeli complementou lembrando que no sábado (15), das 8h às 16h, será realizado o Dia D com vacinação em todas as salas, com exceção da unidade do Pinheirinho que atenderá na Academia de Saúde do bairro e também praça.

A 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza deverá seguir até o dia 31 de maio.

VACINAÇÃO EM CLÍNICAS PRIVADAS

Em 2023, a vacina disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) atende a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), que determina que o imunizante deve ser composto pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). "Os imunizantes são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde. Lembrando que a composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento" consta em divulgação da Sesa/PR.

Já a vacinação em clínicas privadas acontece de maneira contínua durante todo o ano, sendo neste período, o momento de maior divulgação e procura devido à realização da campanha.

Segundo a enfermeira, Clínica de Vacinas Unimed Pato Branco, Silvane Paris Brandelero, a vacinação contra a gripe foi iniciada ainda no dia 20 do mês de março. "A nossa vacina é a mais completa, sendo ela a influenza tetravalente/quadrivalente, que protege contra 4 cepas, sendo elas: H1N1, H3N2 e duas cepas da influenza B", explicou.

Sobre a orientação quanto a procura pela vacinação, a profissional alertou quanto ao momento certo de vacinar. "O ideal é realizar a vacina quanto antes, pois, ela demora em torno de 2 a 3 semanas para desenvolver imunidade contra o vírus", disse.

Com relação a procura pela vacina a enfermeira destaca que neste ano, não será necessário realizar agendamento, basta que o beneficiário procure a Unimed e solicite o atendimento.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo