Política CPI da Pandemia

Senadores repercutem ausência de Wilson Lima na CPI da Pandemia

Por Agência Senado

10/06/2021 às 09:34:26 - Atualizado h√°
Agência Senado

Senadores comentaram nesta quinta-feira (10) a permiss√£o dada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber ao governador do Amazonas, Wilson Lima, de n√£o comparecer para depor à CPI da Pandemia. A magistrada determinou que o governador poderia decidir, por livre e espont√Ęnea vontade, se compareceria à comiss√£o, e ele decidiu n√£o ir.

Em sua conta no Twitter, o senador Eduardo Braga (MDB-AM) disse respeitar a decis√£o do Supremo, mas lamentou "que o povo do Amazonas n√£o tenha oportunidade de ouvir as explica√ß√Ķes do governador".

Já o senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) escreveu que a notícia "era muito previsível".

Para o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), a medida do Supremo é did√°tica como a express√£o "cada macaco no seu galho". Na opini√£o do parlamentar, cabe às assembleias abrir CPIs para investigar seus governadores e demais autoridades estaduais.

"É razo√°vel investigar 5.565 prefeitos, 27 governadores Brasil afora? N√£o se trata de ser leniente com o governador do Amazona, que, inclusive, j√° est√° denunciado e ter√° o que merece na Justi√ßa, gra√ßas ao célere (e seletivo) trabalho da PGR. Uma CPI federal deve priorizar o que a PGR ignora solenemente: a omiss√£o criminosa do governo federal", compartilhou.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, o senador Humberto Costa (PT-PE) informou que, na reuni√£o marcada para come√ßar às 9h30, os senadores v√£o solicitar estudo da Consultoria Jur√≠dica do Senado que oriente a condu√ß√£o da investiga√ß√£o junto aos estados. Segundo o senador, no caso de governadores n√£o poderem comparecer, secret√°rios ou ordenadores de despesas poder√£o ser chamados para prestar esclarecimentos à CPI.

Humberto disse ainda que os parlamentares devem votar requerimentos de quebra de sigilo, principalmente de comunica√ß√£o, de integrantes e ex-integrantes do governo e confirmar depoimentos j√° colhidos e identificados pelos senadores como "n√£o fiéis à realidade".

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo