Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão


14 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à escravidão em Mauá da serra, no Norte do Paraná. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTE).

De acordo os auditores do órgão, algumas vítimas eram do estado do Piauí e trabalhavam quebrando pedra, sem proteção alguma, em uma pedreira da cidade paranaense, e sem registro em carteira. A situação dos homens resgatados não atende à legislação trabalhista.

Segundo o MTE, muitos deles viviam em um curral com apenas uma cozinha e camas improvisadas ao lado de animais. Algumas vítimas dormiam em tendas montadas com lonas no mesmo local onde trabalhavam. Os homens não recebiam o suficiente nem para pagar as despesas com alimentação e higiene pessoal.

As vítimas estavam há oito meses nessas condições e foram resgatadas na última segunda-feira (29). Eles ainda tinham que utilizar explosivos irregulares e sem licença para detonação de pedras, além de serem obrigados a levar as próprias ferramentas de trabalho.

Assim que foram resgatados, os 14 trabalhadores foram levados para um hotel, onde receberam banho e alimentação. De acordo com Ministério do Trabalho, eles vão receber o pagamento dos direitos trabalhistas.

Os responsáveis pela pedreira e pela contratação das vítimas foram autuados por trabalho análogo à escravidão.


BandNews

Geral Paraná Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-sup Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal Destaque-lateral-editoria Escravidão

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!