Educação Meio Ambiente

Olimpíada recebe inscrições de trabalhos sobre soluções sustentáveis para água e energia até 30/08

Por UFPR

21/07/2021 às 13:24:23 - Atualizado h√°

Est√£o abertas as inscri√ß√Ķes para a primeira edi√ß√£o da Olimp√≠ada Brasileira de Solu√ß√Ķes Sustent√°veis para Água e Energia (OBSSAE). A competi√ß√£o multidisciplinar é direcionada para estudantes do ensino b√°sico, com foco na busca de solu√ß√Ķes para problemas nacionais relacionados à qualidade do ensino b√°sico brasileiro, à desigualdade de acesso à √°gua e à energia e ao uso sustent√°vel da √°gua e de fontes renov√°veis de energia. As inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e podem ser feitas no site do evento até 30 de agosto.

As palestras e oficinas ser√£o realizadas totalmente on-line e acontecer√£o entre os dias 13 e 30 de setembro. Apesar de direcionadas para estudantes e professores do ensino b√°sico, as atividades s√£o abertas ao p√ļblico em geral.


Podem se inscrever nas Ol√≠mpiadas para participar da disputa estudantes do ensino fundamental (6¬ļ ao 9¬ļ ano) e do ensino médio ou ensino médio integrado com o técnico ou da Educa√ß√£o de Jovens e Adultos (1¬ļ ao 3¬ļ ano) que inscrevam propostas originais na √°rea de sustentabilidade da √°gua e da energia, nas modalidades Trabalhos Cient√≠ficos, A√ß√Ķes Sociais ou Manifesta√ß√Ķes Art√≠sticas. O trabalho precisa ser submetido no site da OBSSAE por um docente vinculado à institui√ß√£o de ensino e participante da atividade em quest√£o.

Além de propostas liter√°rias, de artes visuais ou m√ļsica, ser√£o aceitas iniciativas realizadas em 2020 e 2021 desenvolvidas a partir de programas de inicia√ß√£o cient√≠fica, projetos de ci√™ncias inéditos com possibilidades reais de serem desenvolvidos, solu√ß√Ķes tecnológicas ou experimentos feitos pelos participantes de forma individual ou coletiva; bem como a√ß√Ķes de cuidados com o ser humano e a sociedade na qual o estudante est√° inserido, como trabalhos relacionados à acessibilidade da √°gua de qualidade e disponibiliza√ß√£o de energia sustent√°vel.

Os premiados na etapa regional concorrer√£o à etapa nacional, em que os estudantes dos trabalhos classificados nos primeiros lugares de cada categoria ser√£o contemplados com bolsa de Inicia√ß√£o Cient√≠fica J√ļnior para execu√ß√£o em 2022.

A OBSSAE é promovida pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e possui cinco coordena√ß√Ķes regionais, incluindo a Universidade Federal do Paran√° (UFPR).

Acesse o site do evento para mais informa√ß√Ķes.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2021 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Avenida Emilio Jhonson, 323 - sala 4. Centro. Almirante Tamandaré - PR. Fonte: (41) 9 9229-1359.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo