Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Pátria Voluntária

TCU vê problemas no extinto programa Pátria Voluntária, de Michelle Bolsonaro

Ãrea técnica constatou ausência de previsão constitucional e legal para o modelo do projeto. Para Corte, também não foram encontrados critérios objetivos e isonômicos na seleção das entidades beneficiárias.


Michelle Bolsonaro discursa em evento do programa Pátria Vonluntária, em 2021(foto: Alan Santos/PR)

A área técnica do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou irregularidades no extinto Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, conhecido como Pátria Voluntária.

O programa foi criado por meio de decreto pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, e era liderado pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.


Segundo a auditoria do TCU, o programa carecia de:


O programa, contudo, foi extinto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já no início do mandato.


Com isso, os ministros do TCU decidiram, apenas, recomendar à Casa Civil da Presidência da República que adote providências para dar transparências aos "atos administrativos de seleção, gestão e controle de prestações de contas das entidades beneficiárias dos recursos" arrecadados via o projeto Pátria Voluntária.


A decisão foi tomada durante sessão plenária desta quarta.


O que era o programa

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado era coordenado pela Casa Civil da Presidência da República. O objetivo, segundo o governo Bolsonaro, era fomentar a prática do voluntariado no país.


Na prática, o projeto funcionava como uma plataforma de intermediação entre instituições que queriam fazer doações ou outro tipo de ações voluntárias e quem precisava de ajuda.


G1

Tribunal de Contas da União TCU Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado Pátria Voluntária Jair Bolsonaro PL Michelle Bolsonaro Luiz Inácio Lula da Silva PT Casa Civil sessão plenária Bolsonaro

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!