Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Geral

Operação mira fraude de R$ 3,5 milhões com falsas vistorias


Um esquema criminoso para fraudar o sistema de vistorias e transferências de veículos causou um prejuízo estimado de, pelo menos, R$ 3,5 milhões em Curitiba e região metropolitana. Com apoio do Detran, a Polícia Civil do Paraná cumpre nesta manhã 12 mandados de prisão preventiva. Também são executadas 23 ordens de busca e apreensão e sete de monitoração eletrônica. Ao todo, cerca de 115 servidores estão envolvidos na operação desta quarta-feira (1°).

As investigações começaram há nove meses, a pedido do Detran, que identificou a fraude. Os crimes eram cometidos por pessoas que não estão diretamente vinculadas ao órgão.

Segundo a Polícia Civil, a quadrilha montou um mercado paralelo para alugar senhas de despachantes. Com acesso ao sistema, eles inseriram dados falsos e conseguiram dar aparência de regularidade para carros furtados ou roubados.

COMO FUNCIONAVA O ESQUEMA

Com as senhas dos despachantes, os criminosos podiam adulterar várias informações, tanto de veículos quanto de condutores. Eles também tinham autonomia para gerenciar processos de vistorias e transferências.

A fraude foi descoberta após o Detran suspeitar do alto número de vistorias feitas em nome de alguns despachantes. Os cadastros fraudados – cujas senhas eram alugadas no mercado paralelo – chegaram a registrar 900 vistorias em um único mês.

A alteração nos dados oficiais tinha como objetivo principal recolocar em circulação veículos roubados ou furtados. Com a aparência de regularidade, carros e motos nessa situação eram transferidos para laranjas e, posteriormente, vendidos para terceiros.

Segundo a Polícia Civil, o proprietário do veículo verdadeiro nem sempre era alertado sobre a mudança dos dados. A fraude só era percebida no momento de pagamento dos impostos, ou ao consultar os dados do veículo pela internet.

BandNews

Curitiba Geral Destaque-coluna-1-sup Destaque-coluna-2-sup Destaque-coluna-3-sup Destaque-editoria Destaque-grande-pagina-principal

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!