Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Governo avalia novo fechamento do espaço aéreo sobre Terra Indígena Yanomami, diz Dino


G1
Objetivo da medida é forçar a saída de garimpeiros que atuam na região. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou nesta quinta-feira (16) que o governo avalia um novo fechamento do espaço aéreo na região da Terra Indígena Yanomami.

Dino deu a informação ao conceder uma entrevista coletiva na sede do ministério, em Brasília.

Segundo o ministro, o objetivo é "agilizar" a saída de garimpeiros que ainda permanecem na região.

"Na quarta-feira próxima, eu e o ministro da Defesa, José Múcio, vamos fazer uma nova reunião para planejamento das próximas etapas e, provavelmente, haverá novo fechamento do espaço aéreo sobre o território Yanomami nas próximas semanas", afirmou o ministro da Justiça.

"Estamos avaliando, a PF, junto conosco, Força Nacional, Ministério da Defesa, que esta medida deve ser antecipada para agilizar a saída de garimpeiros que ainda permanecem no território yanomami", acrescentou.

No último dia 13, seria encerrado o prazo da liberação dos chamados "corredores aéreos" para que os garimpeiros deixassem a região de forma voluntária, e a Força Aérea Brasileira iria retomar o controle sobre o espaço aéreo do local. No entanto, o prazo foi adiado para até 6 de maio.

Em janeiro, o presidente Lula editou um decreto autorizando a FAB a controlar o espaço aéreo sobre a área indígena.

Na ocasião, foi determinada a criação de uma Zona de Identificação de Defesa Aérea para controlar "todos os tipos de tráfego suspeito".

Pelo decreto, nos casos em que fossem constatadas atividades ilícitas, a Polícia Federal, o Ibama e os demais órgãos da administração pública federal poderiam atuar para neutralizar aeronaves e equipamentos relacionados com a mineração ilegal no território Yanomami.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!