Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Política

Novo comandante assume com missão de 'pacificar' Exército e vai afastar ex-assessor de Bolsonaro que comanda batalhão em GO


G1
O novo comandante do Exército, general Tomás Paiva, assume o posto com a missão de pacificar a Força, mas recebeu algumas orientações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que serão cumpridas em breve.

Entre elas, exonerar o tenente-coronel Mauro Cid do comando do 1º Batalhão de Ações e Comandos de Goiânia.

Lula deu carta branca para o general Tomás Paiva conduzir os processos de afastamento de Mauro Cid e da abertura de investigações contra militares que tenham contribuído para os atos golpistas de 8 de janeiro no seu tempo e a seu estilo.

Mas ele assumiu o compromisso de que isso será feito, mas numa forma para evitar acirrar os ânimos dentro do Exército. Ou seja, a prioridade é pacificar a Força.

Mauro Cid foi ajudante de ordens do presidente Bolsonaro e nomeado por ele em maio do ano passado para assumir o batalhão, uma unidade de Operações Especiais, e foi a gota d"água para a troca do comando do Exército. O ex-comandante Júlio Cesar Arruda resistia a afastar o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, que assumiria o posto agora no final de janeiro ou início de fevereiro.

O ministro da Defesa, José Múcio, decidiu demitir o general Júlio Cesar Arruda por causa de uma sequência de atos de insubordinação, apesar de ele sempre ter defendido o resultado das urnas.

O último foi exatamente a recusa de exonerar o bolsonarista tenente-coronel Mauro Cid para comandar o Batalhão de Forças Especiais em Goiânia. Cid e Júlio Cesar fazem parte do grupo de Forças Especiais do Exército, considerado uma equipe de elite.

A troca dele pelo general Tomás Paiva foi classificada como uma afirmação de Múcio no Ministério da Defesa e uma mostra de que Lula deseja normalizar as relações com as Forças Armadas, mas não vai tolerar que fiquem impunes aqueles que cooperaram com os atos golpistas em Brasília.

G1

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!