Educação Paraná

Estudantes esperam ansiosos lista de aprovados do vestibular da UFPR: 'Até sonhei com o resultado'

Conforme universidade, resultado sai a partir das 14h de sexta (13), no site da instituição e em listas impressas no tradicional banho de lama, em Curitiba. Psicóloga dá dicas de como controlar a ansiedade. Júlia Santopietro e Oliver Borges relatam ansiedade para resultado do vestibular da UFPR

Por G1

12/01/2023 às 06:02:23 - Atualizado há
Arquivo Pessoal

Estudantes que prestaram o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) compartilharam com o g1 como têm sido os dias de ansiedade até a divulgação da lista de aprovados.

É o caso da jovem Júlia Santopietro, de 16 anos. Ela prestou vestibular para o curso de Química e fez a prova pela primeira vez em 2022.

"Eu tô absolutamente ansiosa. Até sonhei com o resultado e [no sonho] eu não conseguia ler, então não tive nenhuma dica do meu resultado", brincou.

Conforme a UFPR, o resultado será divulgado a partir das 14h de sexta-feira (13), no site da instituição, no aplicativo "+UFPR" e em listas impressas no tradicional banho de lama, em Curitiba (veja onde mais abaixo).

A universidade informou que 35.093 candidatos se inscreveram nesta edição do concurso. Ao todo, o vestibular ofereceu 5.291 vagas, distribuídas em 124 cursos.

O sentimento de Júlia é compartilhado com o também vestibulando Oliver Borges.

O jovem conta que é a segunda fez que faz a prova. No ano anterior ele fez o vestibular como treineiro, o que considera ter ajudado na preparação.

Desta vez, Oliver se inscreveu para o curso de Produção Cultural. Ele conta que, para lidar com a ansiedade enquanto o resultado do processo seletivo não sai, tem buscado se entreter com outras atividades.

"Prefiro me distrair. Aproveito um tempo para ler, praticar algum exercício físico, ouvir música... Esse tipo de atividade que requer quase toda atenção para serem praticadas", explica.

Ansiedade saudável?

A psicóloga Mariana Ribeiro Porcides explica que o sentimento de ansiedade é comum nesses casos, porque faz parte de uma decisão importante para a vida dos estudantes.

Porém, a profissional recomenda estar atento a alguns sinais, para evitar que a ansiedade se torne patológica.

"Inegavelmente a ansiedade faz parte de nós, mas existe a ansiedade dita 'saudável' e a ansiedade que nos agride. Essa última, sim, precisamos saber lidar com ela", explicou.

Ainda conforme Porcides, para conseguir lidar com o sentimento de apreensão nos dias que antecedem o resultado do vestibular, o estudante deve lembrar que a não aprovação não significa que tudo está perdido.

"Não é a única possibilidade. Ninguém aprendeu a escrever ou fazer um cálculo na primeira vez que a professora orientou a escrever a letra ou passou a conta matemática. Tivemos um percurso até o nosso nome ser formado e da mesma forma será no vestibular. Cada um pode contar do seu percurso, não é possível se comparar ao outro", afirmou.

A psicóloga reforça ainda que aqueles não form aprovados não deve se limitar a achar que "falharam". A partir do resultado, aconselha, o estudante pode avaliar os reais motivos que levaram a não aprovação.

"É claro que desejo que cada estudante receba sua aprovação, mas o que mais desejo é que compreendam que tudo tem seu tempo. Tanto uma aprovação e uma reprovação não falam de vocês, mas falam apenas deste tempo", reforçou.

Após dois anos suspenso por conta da pandemia do coronavírus, o banho de lama dos aprovados no vestibular da UFPR volta a acontecer em 2023.

O evento começa às 13h no Campus Agrárias da UFPR, no Juvevê, em Curitiba. A divulgação do resultado está prevista para as 14h.

*Com colaboração de Breno Antunes, estagiário do g1 Paraná.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo