Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

São José dos Pinhais

Governador autoriza início da construção do novo terminal de São José dos Pinhais

Com investimento de R$ 21,3 milhões do Governo do Estado, estrutura será três vezes maior que o atual Terminal Afonso Pena, que será desativado para melhorar a fluidez da Avenida Rui Barbosa. O espaço contará com 26 plataformas para embarque e desembarque de ônibus, além de 16 lojas e outros espaços de convivência.


Governador autoriza início da construção do novo terminal de São José dos Pinhais Foto: Albari Rosa/AEN

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (9) a ordem de serviço para início da construção do Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O investimento do Governo do Estado na obra, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos (Amep), será de R$ 21,3 milhões.

Três vezes maior que o atual, que atende 25 mil pessoas por dia, o novo terminal atende o crescimento populacional de São José dos Pinhais. Dados preliminares do Censo Demográfico 2022 mostram que a cidade ganhou 64 mil novos habitantes em 12 anos, sendo a terceira na Região Metropolitana que mais cresceu em números absolutos.

"A nova estrutura vai trazer mais comodidade para as pessoas que utilizam o transporte coletivo não só em São José dos Pinhais, como em outros municípios da Região Metropolitana", afirmou Ratinho Junior. "São José dos Pinhais cresceu muito, tem quase 330 mil habitantes, e o poder público precisa acompanhar esse aumento populacional. Por isso, o novo terminal será três vezes maior que o atual, além de contar com uma área de convivência e uma estrutura urbanística para facilitar a vida do cidadão".

O novo terminal será construído na Avenida Rui Barbosa, no cruzamento com a Rua Anneliese Gellert Krigsner, no bairro Iná. Ele ficará a um quilômetro do atual Terminal Afonso Pena, que será desativado para melhorar a fluidez da avenida. O projeto contempla área total de 18.389,57 metros quadrados e área construída de 5.979,12 metros quadrados. O prazo de execução da obra é de 18 meses.

A prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, explicou que o terreno foi adquirido em 2006 pela prefeitura, mas só agora a obra sai do papel. "Será um grande avanço para a cidade, que vai ampliar de 12 para 26 plataformas de ônibus, proporcionando mais linhas, mais comodidade e serviços para a população, além de fazer uma melhor integração com a Região Metropolitana", disse.

O secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, ressaltou que uma das demandas da pasta, principalmente com a criação da Amep, é modernizar a integração do transporte público da região. "Nosso plano é fortalecer a integração metropolitana, com novas obras viárias urbanas e melhorias no transporte coletivo. Aqui será construído um terminal moderno, com integração de modais e três vezes maior que o atual, por onde vão circular mais de 25 mil pessoas por dia", salientou.

ESTRUTURA – O espaço contará com 26 plataformas para embarque e desembarque de ônibus, além de 16 lojas e outros espaços de convivência, como academia ao ar livre, parque infantil, estacionamento e bicicletário. Serão três pontos de acesso para veículos do transporte coletivo, sendo dois na Rua Annelise Gellert Krigsner e um na Avenida Rui Barbosa.

A nova estrutura vai melhorar o arranjo das linhas, evitando sobreposições nos atendimentos para distribuir de forma eficiente as viagens. Do local, vão partir ônibus que fazem conexão com os terminais Boqueirão, em Curitiba, Pinhais e Piraquara, além da ligação com o Centro da Capital através do Terminal Guadalupe. Também haverá melhorias na oferta das ligações alimentadoras dos bairros de São José dos Pinhais.

O projeto foi licitado pela antiga Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), que deu lugar à Amep, a qual será responsável pelo acompanhamento da obra.

O diretor-presidente da Amep, Gilson Santos, explicou que o projeto faz parte de uma série de melhorias no transporte metropolitano, que inclui também a construção do Terminal de Piraquara. "O novo terminal de São José dos Pinhais é uma reivindicação de anos, porque o antigo equipamento não comporta mais a demanda de passageiros e as novas conexões de integração que estamos promovendo", afirmou.

PRESENÇAS — Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o deputado estadual Alexandre Amaro; os deputados estaduais eleitos Tiago Burer, Samuel Dantas e Fábio Oliveira; além de vereadores da cidade e prefeitos da região.

chefe da Casa Civil João Carlos Ortega Alexandre Amaro Tiago Burer Samuel Dantas Fábio Oliveira Carlos Massa Ratinho Junior Terminal de Ônibus Metropolitano de São José dos Pinhais Região Metropolitana de Curitiba RMC Agência de Assuntos Metropolitanos Amep Censo Demográfico Avenida Rui

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!