Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Segurança Pública

Coronel Hudson Leôncio Teixeira, da PM, é o novo secretário de segurança do Paraná

Comandante-geral da Polícia Militar do Paraná vai assumir a Secretaria de Segurança Pública do estado


O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, o coronel Hudson Leôncio Teixeira, vai assumir a Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp) a partir de janeiro, quando o governador Ratinho Jr. (PSD) entra em seu segundo mandato na chefia do Palácio Iguaçu. Ele assumirá o cargo enquanto responde por possível prática de prevaricação em inquérito aberto pela Polícia Civil a mando do Ministério Público do Paraná (MPPR). A Polícia Civil é um órgão dentro da Sesp.

O atual comandante da pasta, Wagner Mesquita, volta para seu posto de delegado da Polícia Federal.

No comunicado, o governador Ratinho Jr. exalta a experiência do coronel na área de logística e administrativa e afirma ver nele "qualificação necessária para comandar a segurança pública paranaense". Natural de Curitiba, Hudson Leôncio Teixeira ingressou na PMPR como soldado em 1990 e chegou ao posto de coronel em 2019.

Já foi comandante do Batalhão de Operações Especiais (Bope), à época do episódio conhecido como "Batalha do Centro Cívico". A operação botou um massivo número de PMs contra professores que protestavam em frente à Assembleia Legislativa (Alep). Mais de 200 pessoas ficaram feridas pela investida capitaneada pelo Bope e pela Polícia de Choque.

No comando da PM, Hudson Teixeira também se viu obrigado a driblar inconsistências apontadas na contenção a um mega-assalto que levou o terror a Guarapuava em abril deste ano e colocou à prova a capacidade de contingenciamento da corporação. Embora tenha dito que a ação era de conhecimento da Polícia e, portanto, um plano de ação estava esquematizado, associações militares chegaram a afirmar que nada do que ocorreu no dia havia sido previsto ou esteve, em algum momento, sob controle.

Prevaricação

O coronel também teve repercussão nacional com uma fala a manifestantes que interditavam um trecho de rodovia no Paraná nos protestos mobilizados contra o resultado das eleições presidenciais deste ano, apontados pela Justiça como inconstitucionais.

Aos bolsonaristas, Teixeira afirmou que estava "prevaricando" por não liberar a rodovia bloqueada pelo grupo. O fim das interdições foram ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Ministério Público do Paraná (MPPR) determinou à Polícia Civil abertura de inquérito para investigar a fala do agora novo secretário.

O Plural tentou por três semanas tentar obter informações sobre o inquérito junto à Polícia Civil, mas nunca nenhum pedido teve retorno. No dia 7 de dezembro, o inquérito já constava como instaurado, mas ainda não estava cadastrado no sistema oficial dos processos.

Primeiro comandante negro

Com o deslocamento de Hudson Leôncio Teixeira para a Sesp, o comando-geral da PM ficará sob responsabilidade do tenente-coronel Sergio Almir Teixeira. Ele será o primeiro negro a comandar a corporação nos 167 anos de história da instituição.

Polícia Militar PM PMPR coronel Hudson Leôncio Teixeira Secretaria de Segurança Pública do Paraná Sesp governador Ratinho Jr PSD Ministério Público do Paraná MP MPPR Polícia Civil Wagner Mesquita Bope Batalhão de Operações Especiais Assembleia Legislativa Alep Supremo Tribunal Fede

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!