Educação

Projeto de extensão "Universidade na Escola" aponta os resultados da atuação da UFPR no interior e litoral do estado

Por Da Redação

19/12/2022 às 20:57:25 - Atualizado há

No último dia 15 de dezembro foi realizada reunião com as direções dos setores e campi da UFPR no litoral e interior para a apresentação dos resultados do primeiro ano de atividade do projeto de extensão coordenado pela Integra/UFPR, denominado “Universidade na Escola: Democratização do Acesso ao Ensino Superior”. O Projeto aponta os impactos da atuação em 49 colégios de ensino médio nas microrregiões de atuação da UFPR no interior e litoral do estado.

Com o principal objetivo de reduzir as distâncias de comunicação entre ensino médio das escolas públicas ao ensino superior e, como consequência, permitir o enfrentamento à ociosidade de vagas nos cursos de graduação dessas localidades, o projeto prioriza, como método, a qualidade da interação com o público secundarista, ao abordar temas diversos sobre a experiência da vida acadêmica e as diferentes ações de fomento ao acesso e permanência estudantil.

Com participação direta e indireta de servidores, bolsistas e voluntários, foram realizadas interações em 49 escolas de ensino médio de 20 municípios pertencentes às microrregiões de atuação dos campi e setores da UFPR no interior e litoral. Foram totalizadas interações com 2.636 estudantes, que correspondem ao mesmo número de questionários aplicados ao final de cada atividade do projeto nas turmas dos colégios.

De modo complementar, foram realizadas coletas de informações sobre o processo vestibular nos campi, com a colaboração direta do Núcleo de Concursos da UFPR.

Após os dados coletados e sistematizados, foi possível sugerir alguns pontos considerados relevantes para a coordenação da proposta, como: o interesse pelo ensino superior apresentou-se significativo em todas as microrregiões, no entanto constatou-se que uma parcela importante de estudantes ainda desconhece a oferta de cursos pela UFPR nessas sedes; foi evidenciada importante queda de conhecimento sobre a oferta dos cursos, conforme aumenta a distância das sedes, podendo chegar a mais de 95% em alguns casos; de modo geral, o interesse/necessidade pelo trabalho responde de modo equivalente ao interesse pelo ensino superior nas microrregiões, o que revela a importância no planejamento dos turnos de oferta dos cursos de graduação; a tendência de queda na procura pelos cursos de graduação no litoral e interior, desde o vestibular 2015/2016, apresentou o primeiro ciclo médio ascendente de inscrições no vestibular 2022/2023; e as estratégias de comunicação dirigida, localmente, apresentaram importantes evidências de resultados positivos no conhecimento e inscrições no vestibular.

Das estratégias de comunicação dirigida, são citadas as ações e projetos de impacto direto: iniciativas de interação nos colégios, como o projeto de extensão Universidade na Escola; cursinhos solidários (projetos PREVEC, em Palotina e ECurSo – Equidade e Conhecimento, no litoral); eventos locais (projeto “Vem Pra UFPR Palotina”); recepção de públicos interessados em visitas agendadas e dirigidas em cada campus; mutirões de auxílio às inscrições, em parceria com prefeituras locais; e divulgação e entrevistas nas rádios locais.

Do total de inscrições por isenção de taxas nos setores e campi do litoral e interior no último vestibular, a modalidade via CAD-Único representa cerca de 95%, em comparação com a modalidade via Lei 12.799/13. Do total de inscrições pelo CAD-Único, cerca de 75% das solicitações foram deferidas (concedidas – termo que o Núcleo de Concursos da Universidade utiliza).

O coordenador da proposta, Professor Renato Bochichio, ressalta a relevância da ações contínuas a respeito do desenvolvimento do projeto. “Os resultados e evidências obtidas pelo projeto contribuem para ações específicas da UFPR com vistas à democratização qualificada do acesso ao ensino superior, e possibilitam a elevação nos índices de ocupação das vagas nos cursos de graduação ofertados nos campi no interior e litoral”, afirma.

Para saber mais detalhes sobre o projeto, seus resultados e o conjunto de suas ações, basta agendar uma conversa com a equipe da Integra/UFPR, pelos canais: página oficial, email: [email protected], e redes sociais: @ufpr.integra. E acesso direto pelas redes sociais ao projeto: @ueufpr, e pelo linktree.

 

Com informações da INTEGRA/UFPR.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo