Política

Rui Costa diz que governo discute Esplanada dos Ministérios com cerca de 35 pastas

Por Da Redação

12/12/2022 às 19:11:16 - Atualizado há
Uma das novidades discutidas é a criação de um órgão para cuidar da gestão do governo federal, englobando tarefas como recursos humanos e governo digital. O futuro ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula, Rui Costa (PT), disse nesta segunda-feira (12) que a equipe do futuro governo trabalha com uma Esplanada dos Ministérios com cerca de 35 pastas.

De acordo com Rui, uma das novidades discutidas é a criação de um órgão para cuidar da gestão do governo federal, englobando tarefas como recursos humanos e governo digital.

Esse ministério seria criado a partir de um desmembramento do atual Ministério da Economia. Dessa forma, disse Rui, o futuro Ministério do Planejamento cuidaria da parte orçamentária, do Plano Plurianual e da construção de projetos estratégicos para o país.

"É uma das discussões. Justamente buscando possibilitar que o país faça planejamento. Porque fica um ministério grande que a máquina termina absorvendo a o cotidiano da máquina, absorvendo as ações de governo, e o governo não se planeja no curto, no médio nem no longo prazo", afirmou Rui Costa.

Ainda de acordo com o futuro ministro, o desenho da Esplanada dos Ministérios para o terceiro mandato de Lula deve ser anunciado depois da finalização dos trabalhos do gabinete de transição de governo.

Bancos públicos

Rui Costa também falou sobre os bancos públicos. Segundo ele, com exceção do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os demais devem ficar vinculados ao Ministério da Fazenda.

De acordo com a assessoria de Rui, o BNDES deve ser incorporado ao Ministério da Indústria. Ambos os ministérios devem ser recriados com o desmembramento do atual Ministério da Economia.

Estrutura do governo

O número de ministérios do terceiro mandato de Lula deve ficar próximo do número de pastas com que ele começou o primeiro mandato como presidente da República, em 2003. Na ocasião, Lula iniciou o governo com 34 órgãos.

Lula também já afirmou que deve criar o Ministério dos Povos Originários. A pasta ficaria responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas para os povos indígenas e seria comandado por um representante desses povos.
Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo