Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Alerta de chuvas

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todo o Paraná; Região leste é a mais atingida

Cidades em alerta laranja e vermelho têm riscos de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios. Governo estadual decretou estado de emergência.


Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas e temporais no Paraná nesta desta quarta-feira (30). O alerta também vale para toda esta quinta-feira (1º).

De acordo com o Inmet, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades com áreas em alerta laranja e vermelho.

A área mais afetada pelas chuvas abrange o litoral do Paraná e Curitiba. Essa faixa do estado segue com alerta vermelho de grande perigo, com previsão de chuva superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia.

De acordo com o instituto, há grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, ede grandes deslizamentos de encostas.

O alerta laranja, de tempestade com chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, foi emitido para parte da Região Metropolitana de Curitiba e Campos Gerais, a municípios como São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Araucária, Cerro Azul, Ponta Grossa e Lapa.

O alerta amarelo, de chuvas intensas, entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, e de ventos de 40-60 km/h, vale para municípios do interior do estado, como Apucarana, Arapongas, Campo Mourão, Cascavel, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu.

Próximos 15 dias

O Inmet prevê que o clima não deve ter uma mudança considerável nos próximos dias. A projeção para as próximas duas semanas em Curitiba e no litoral é de tempo instável, com chuvas que podem variar, de moderadas a intensas.

Segundo o Inmet, as áreas de instabilidade poderão ocasionar grandes acumulados de chuva com volumes que podem ultrapassar os 80 mm no leste do Paraná.

Tragédia

De acordo com a Defesa Civil do Paraná, mais de 1,2 mil pessoas foram atingidas pelas chuvas em Curitiba e Região Metropolitana e mais de 580 estão desalojadas.

O Governo do Paraná decretou nesta terça-feira (29) estado de emergência em função das fortes chuvas registradas desde 25 de novembro.

Em meio às fortes chuvas, houve um deslizamento no km 669 da BR-376, em Guaratuba, no litoral do estado, na noite de segunda-feira (28).

O trecho está completamente interditado desde então. As autoridades estimaram nesta quarta-feira (30) que ao menos 30 pessoas estejam desaparecidas no local.

Instituto Nacional de Meteorologia Inmet alagamentos deslizamentos de encostas transbordamentos de rios alerta laranja litoral do Paraná Curitiba chuvas fortes Região Metropolitana de Curitiba RMC Campos Gerais São José dos Pinhais Almirante Tamandaré Araucária Cerro Azul Ponta Gross

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!