Educação Capes

Dois novos programas de pós da UFPR atingem conceito máximo na Capes; veja resultados

Por Da Redação

14/09/2022 às 00:45:35 - Atualizado há

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) obteve avanços na Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos programas de pós-graduação no Brasil. Os resultados preliminares, divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) nesta segunda-feira (12), mostraram que dos 78 programas avaliados 17 conseguiram melhorar seu conceito e 55 mantiveram o mesmo nível do quadriênio anterior (13 programas da universidade não participaram dessa avaliação).

A gestão da UFPR destacou que, após a avaliação, hoje cerca de metade dos programas da UFPR estão conceituados com notas entre 5 e 7, que indicam de excelência nacional a internacional.

Dois novos programas atingiram o conceito máximo pela primeira vez, subindo de 6 para 7, são os programas de pós-graduação em Letras e em Educação. É a primeira vez que cursos da área de humanidades alcançam este conceito na UFPR. Eles se juntam a três outros programas que mantiveram o conceito máximo: Química, Bioquímica e de Engenharia de Bioprocessos.

A universidade também aumentou o número de cursos conceito seis, com 14 cursos no total, dos quais seis cursos alcançando este nível nesta avaliação. Os programas com conceito 6 e 7 são considerados de excelência internacional. Seis novos cursos também atingiram o conceito 5, considerado de excelência nacional.

O reitor da universidade, professor Ricardo Marcelo Fonseca, saudou nesta terça (13), em vídeo, estudantes, professores, servidores técnicos e gestores pelos resultados. Ele destacou o fato da universidade contar com cursos com nota máxima na área de humanidades.

“Antes tínhamos apenas 3 programas notas 7 agora temos 5, temos a Educação e as Letras, que se juntam à Bioquímica e à Química e à Engenharia de Bioprocessos, mostrando como a nossa universidade é forte tanto nas ciências duras quanto nas humanidades”.

A avaliação anterior, divulgada em 2017, foi marcada pelo pioneirismo da UFPR em abrigar os primeiros programas de excelência internacional no Paraná.

Agradecimento à comunidade acadêmica

O professor Francisco de Assis Mendonça, pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, disse que o resultado reflete o papel dos estudantes, professores e servidores técnicos, agradecendo especialmente à Coordenação de Pós-Graduação (CPG) que, como parte da PRPPG, “faz um trabalho muito cuidadoso e pormenorizado no apoio aos programas de pós”, nas palavras do professor.

“Nós tivemos um percentual importante de cursos que elevaram suas notas e sobretudo cursos que atingiram o conceito máximo (…). Quando a gente observa a evolução do processo avaliativo e os resultados da UFPR, identificamos que houve melhoria considerável da qualidade dos cursos que ofertamos”.

Mendonça também destacou o esforço dos programas e seus coordenadores na obtenção desse resultado.

Como o resultado é preliminar, ainda há a possibilidade de mais programas aumentarem seus conceitos, pois é possível recorrer do resultado. Cinco cursos tiveram seu conceito reduzido, eles também poderão pedir a revisão do resultado.

Programas de Pós-graduação que aumentaram seus conceitos

Conceito 6 para 7
Educação
Letras

Conceito 5 para 6
Administração
Ciência Política
Ciências Veterinárias
Engenharia de Alimentos
História
Informática

Conceito 4 para 5
Botânica
Comunicação
Design
Genética
Medicina Interna e Ciências da Saúde
Psicologia

Conceito 3 para 4
Alimentação e Nutrição
Bioinformática
Métodos Numéricos em Engenharia

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo