Economia Negócios

Saiba quem é a gigante do pet que tem tudo pronto para o IPO e brigar pela liderança perdida

Por Da Redação

09/09/2022 às 05:01:59 - Atualizado há

1 de 2MAIS LOJAS Da primeira megaloja aberta em 1994, empresa pode fechar 2022 com 185 unidades distribuídas por 16 estados.

Foto: Divulgação

2 de 2

A entrada na B3 deve trazer muita liquidez para a companhia e ampliar as chances de voltar à liderança do setor, posição ocupada até 2020. Foi quando aconteceu o IPO da Petz. A concorrente arrecadou quase R$ 2 bilhões na abertura de vendas das ações, investiu em novas lojas e tomou a frente. De acordo com Nassar, um fator positivo é que embora já estejam prontos para esse processo, não dependem dele agora. “Estamos preparados e auditados, mas sem pressa. Vai acontecer quando sentirmos que é o momento”, disse. Enquanto isso, o plano para o ano que vem é seguir ganhando espaço por conta própria, com a inauguração de outras 40 lojas.

OPORTUNIDADE A expansão tanto da Cobasi quanto da concorrência tem sido favorecida pela forma como a pandemia da Covid-19 mudou a relação das pessoas com seus pets e os hábitos de compras em torno dela. Seja pelo distanciamento social, seja pela praticidade, a procura pelo e-commerce cresceu e gerou alta de 48% no faturamento do comércio digital no setor entre 2020 e 2021, passando de R$ 1,9 bilhão para R$ 2,8 bilhões. Só no primeiro trimestre de 2022 o resultado já foi maior que isso: R$ 3,3 bilhões. Esses dados do Instituto Pet Brasil (IPB) mostram que a mudança também fez bem às lojas. O presidente do Conselho Consultivo da entidade, Nelo Marraccini, disse que as vendas na internet “são excelentes para as empresas se aproximarem dos clientes, conquistar novos públicos, ampliar faturamento e contribuir para o crescimento do mercado”. Esse foi o roteiro adotado pela Cobasi, a partir de 2018, para elevar de 4% para os atuais 32% a participação do e-commerce nas vendas totais da empresa.

Segundo o CEO da companhia, essa transformação digital exigiu uma verdadeira reestruturação do negócio. “Criamos site, app e superapps com parceiros, formamos time e buscamos tecnologia apartada das lojas físicas”, disse Nassar. “É como se fosse uma startup dentro da empresa.” Essa expansão no universo virtual acontece em sintonia com o crescimento das lojas físicas, dando sustentação à construção da plataforma de ominicanalidade, processo que ainda embute a evolução dos processos de logística. A Cobasi tem automatização, agilidade e precisão das equipes de loja, parceiros terceirizados e logística regional para cumprir a promessa de entregar os produtos na casa dos clientes em até quatro horas. “Se comprar nos canais para retirar na loja, o tempo médio é de 45 minutos”, afirmou o executivo.

Outro dado do IPB vai ao encontro das perspectivas de Nassar. De acordo com o instituto, o mercado pet deve faturar R$ 58,9 bilhões em 2022, com crescimento de 14% sobre o ano passado. Ainda que tutores tenham feito cortes nos gastos com seus animais. Para Nassar, os clientes reduziram supérfluos, mas não deixaram de investir no melhor cuidado com alimentação e saúde. A expectativa é de aquecimento nas vendas daqui para frente. “Temos a questão dos dissídios, que impactam nos salários e podem ajudar na movimentação do varejo”, disse o CEO, que espera uma boa resposta já no mês que vem, apostando nas promoções de aniversário da Cobasi. E na satisfação dos clientes de irem às lojas. “As pessoas vão ao mercado por obrigação, mas à pet shop é por prazer.”

Fonte: Isto É Dinheiro
TAGS Negócios
Comunicar erro
Mais sobre Economia
Leia estas Notícias

Comentários Comunicar erro

Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo