Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Paraná

Campo Largo confirma primeiro caso de varíola dos macacos


A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu o aviso da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmando o primeiro caso de varíola dos macacos no município, nesta segunda-feira (22).

Trata-se de um homem, de 45 anos, que procurou atendimento em Curitiba, mas que reside em Campo Largo. O paciente está bem e já concluiu o período de isolamento, de acordo com os protocolos vigentes.

A Secretaria Municipal de Saúde já possui o Comitê de Enfrentamento às Emergências em Saúde Pública, para determinação dos fluxos de atendimento, notificação e elaboração do Plano Municipal de contingência dessa doença. “Estamos comunicando a população, a fim de evitar a disseminação de informações falsas. Além deste caso que positivou, há mais um caso em análise até o momento, que aguardamos o resultado. Então a princípio são situações isoladas, mas o suficiente para pedirmos o alerta à população”, disse a secretária de Saúde do município, Danielle Fedalto.

Que doença é essa?

A varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox, é uma doença viral transmitida principalmente por meio do contato pele a pele. Ou seja, pelo contato direto pessoa a pessoa, de várias formas: por relação sexual, beijo, abraço e contato com a pele lesionada, ou com fluidos corporais como pus, sangue e saliva da pessoa doente. Também pode ser transmitida por gotículas e pelo contato com objetos contaminados, como toalhas, roupas de cama, talheres, pratos e outros utensílios que foram manuseados pela pessoa infectada, também oferecem risco de transmissão. Dessa maneira, trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos ficam mais expostos ao risco de infecção.

Os sintomas incluem erupção cutânea ou lesões de pele, adenomegalia/linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

A Vigilância em Saúde de Campo Largo solicita que, ao sentir algum sintoma suspeito que possa ser compatível com a varíola dos macacos, os campo-larguenses procurem uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para avaliação.

Informações da Prefeitura de Campo Largo

Massa News

Campo Largo Paraná Casos Varíola Campo Largo Casos Varíola Paraná Saúde Campo Largo Sintomas Varíola Macacos Unidades Saúde Campo Largo Váriola Campo Largo Varíola Dos Macacos

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!