Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

entrelinhas

Uma bala no caminho de dona Maria


Na mesma semana em que Cristal Pacheco foi cruelmente morta numa tentativa de assalto, Maria de Lourdes também perdeu a sua vida durante a sua caminhada matinal. Uma bala perdida, oriunda de um confronto entre policiais e homens armados, em plena Avenida Barros Reis. Ao contrário da estudante de 15 anos, morta no local, a aposentada de 65 anos chegou a ser socorrida e receber cuidados médicos, que se revelaram insuficientes para reverter a situação. 

No lugar da caminhada em busca de saúde e qualidade de vida, familiares e amigos de Maria de Lourdes Alves dos Santos foram obrigados a conduzir, sob forte comoção, o caixão da aposentada até a sepultura, no Cemitério do Campo Santo. O sentimento de quem perde um ente querido assim pode ser resumido nas palavras de uma das filhas da vítima de uma situação que o baiano assistia pela TV, em notícias sobre o Rio de Janeiro, mas que estão cada vez mais próximas de nós.  “Roubaram ela da gente, não é justo isso”, desabafou. 

(Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

Sandra Oliveira Alves, 36, sobrinha da idosa,  resume na mobilização para tentar salvar a vida da tia o quanto ela era querida. Foram doações de sangue, virgílias de oração e tudo o que era possível fazer. 

A maioria não quis falar, não conseguiu. O genro da aposentada deixou o seu comércio de lado desde segunda-feira, para tentar amparar a sogra e a mulher do jeito que podia. 

As notícias sobre o incidente com dona Lourdes, com Cristal, fizeram este intrépido jornalista se lembrar do início da carreira, quando acompanhava de perto o noticiário policial, lá pelos anos de dois mil e alguma coisa. 

Encarar alguém que está de luto por uma morte que poderia ter sido evitada – deveria, na verdade – é um dos trabalhos mais difíceis que existem. Ficam aqui as únicas palavras que eu conseguia dizer: “De coração, eu sinto muito”. 

Nancy Pelosi e aquela visita que causa a maior discórdia
A presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, fez uma visita rápida, porém marcante a Taiwan nesta semana. Ela chegou na terça (2) e foi embora na quarta (3), mas os efeitos geopolíticos são comparáveis aos de um furacão de categoria 5, ou até mais. 

Além daqueles rotineiros comunicados diplomáticos, o governo da China iniciou uma  série de exercícios militares, inclusive com disparos de mísseis e munição real na última quinta-feira (4) e só deve encerrar as manobras neste domingo (7). 
Os projéteis caíram a poucos quilômetros da costa sul e leste de Taiwan, segundo o ministério da Defesa da ilha, que afirmou terem sido 11 mísseis. E o governo japonês afirmou que outros cinco caíram na Zona Econômica Exclusiva do Japão, que fica fora da rota em questão.

Taiwan colocou as suas forças militares em alerta e realizou exercícios de defesa civil, enquanto os Estados Unidos mantém, desde antes da visita, vários recursos navais na área.

Juros nas alturas
13,75% ao ano  é a nova taxa básica de juros do Brasil, a Selic, após alta anunciada pelo Banco Central nesta semana, atingindo o maior patamar desde janeiro de 2017. Esta foi a 12º vez consecutiva que a taxa foi elevada

Em defesa da democracia 
Liberdade de imprensa e o respeito aos resultados eleitorais foram os pontos defendidos numa carta assinada pela Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), lançada na última terça-feira (2).

Em defesa da democracia - II 
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgou uma carta em que afirma a solidez da democracia e das instituições brasileiras, além de defender o sistema eleitoral do país. O manifesto fez o presidente Jair Bolsonaro cancelar a ida à Fiesp, que estava marcada para esta sexta-feira (5). 

Inspeção de códigos-fonte 
As Forças Armadas enviaram ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nove militares para iniciar uma inspeção dos códigos-fonte – que são as instruções para que um programa de computador funcione – dos sistemas que são utilizados nas urnas eletrônicas. O trabalho tem a previsção de durar dez dias.

Correio 24 Horas

Entrelinhas

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!