Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

SEGURANÇA

Justiça condena 33 integrantes de organização criminosa acusada de atuar em presídios do Paraná


A decisão decorre de denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Londrina, a partir da Operação Irmandade, deflagrada em 2020. A maior pena, de 46 anos e 10 meses de reclusão, em regime fechado, foi aplicada a um dos líderes da facção.

Segundo as investigações, alguns dos crimes tem por objetivo a captação de recursos financeiros para o custeio das atividades da organização criminosa; outros – a exemplo da tortura mediante sequestro – são utilizados como espécie de penalidade a desafetos ou membros da própria facção, por meio do que é conhecido como “Tribunal do Crime”.

Os réus foram condenados por crimes como participação em organização criminosa, sequestro qualificado por grave sofrimento físico (em razão de espancamento), tráfico de drogas, associação para o tráfico e falsificação de documento público. Cabe recurso.

Investigação

Deflagrada em fevereiro de 2020, a Operação Irmandade é conduzida pelo MPPR em conjunto com a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar de Londrina. No curso das investigações, ainda em 2020, houve o cumprimento de 47 mandados de busca e apreensão e 29 de prisão preventiva em oito cidades (seis no Paraná, uma no Maranhão e outra na capital paulista).

Nosso Dia

SEGURANÇA

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!