Breaking News

Portal das Praias: PM faz reintegração de posse e famílias ficam sem teto

As 105 famílias que moravam na Colônia Jacarandá, no Portal das Praias, no balneário do Sertãozinho, em Matinhos, foram retiradas da área onde estavam há mais de cinco anos por força policial e determinação judicial. Todo o processo é polêmico. No entanto, a Policia Militar (PM) cumpriu a ordem judicial e retirou as famílias. Tinha até helicóptero acompanhando a operação.

Segundo o capitão Anderson Puglia, houve a verificação que muitos moradores estavam no local de forma desavisada. Eles não teriam invadido. Eles teriam comprado as terras de supostos posseiros. Os proprietários do terreno resolveram limpar a área e derrubar as casas após o processo de desocupação.


A Prefeitura de Matinhos decidiu lavar as mãos e não procurou um local para realocar as famílias. No entanto, foi disponibilizado o ginásio de esportes da cidade para que as pessoas deixem seus pertences por cerca de 48 horas, até acharem um lugar para ficar. Entre os moradores da região estavam crianças, deficientes e soropositivos.

A área reintegrada tem aproximadamente 350 mil metros quadrados. “A desocupação ocorreu de maneira pacífica e ordeira, sem registro de tumultos e resistência. Caminhões foram disponibilizados para auxiliar na remoção dos móveis e demais pertencentes dos ocupantes. Após a retirada das famílias, técnicos da Copel e da empresa de saneamento desligaram as ligações clandestinas de luz e água”, relatou o capitão Puglia. A reintegração foi acompanhada pelo presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Edmilson Ribas.

Participaram da operação o Serviço Reservado, Radiopatrulha e equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM).

Luciana Pombo

Jornalista, teóloga, professora, amante do futebol, da poesia, da política, das coisas da vida! Com diversas premiações e moções parlamentares. Entre as principais premiações: Escritores da Liberdade, Top Master Estadual em Jornalismo, Fera Honorária (pela luta em prol da repressão ao uso de drogas e prevenção), Amiga da Criança, Dia do Radialista expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Dia da Mulher expedido pela Câmara Municipal de Curitiba, Diploma de Mérito Social.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *