Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Direitos Humanos

Comissão debate situação de imigrantes brasileiros vindos dos EUA


Monteiro: em um voo com 201 deportados, 90 eram crianças e adolescentes

A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta quinta-feira (30) para debater os impactos da imigração e as condições de detenção e deportação de imigrantes brasileiros vindos dos Estados Unidos.

O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), que propôs a realização da audiência, disse que, com a crise vivida pelo Brasil nos últimos anos, altas taxas de inflação e desemprego, aumentou também o número de brasileiros que buscam uma vida melhor no exterior.

De acordo com os dados oficiais da Polícia Federal, citados pelo deputado, só em 2020 e 2021, 1.304 brasileiros foram deportados pelos Estados Unidos.

"Em janeiro de 2022, um novo e preocupante perfil foi revelado. Em um voo com 201 deportados, 90 eram crianças e adolescentes menores de 18 anos. A quantidade de menores deportados é inédita, e segue a rigorosa linha contra a imigração ilegal adotada pelo ex-presidente americano Donald Trump e mantida no atual governo Joe Biden", disse Monteiro.

Racismo
Ainda segundo o deputado, com a crescente onda de prisões e deportações, também tem crescido o número de denúncias de humilhação, racismo e maus-tratos sofridos por brasileiros ao tentar cruzar a fronteira, além dos abusos sofridos pelos imigrantes nos centros de detenção americanos, inclusive nos voos de deportação.

"É essencial que esta Casa utilize de suas prerrogativas a fim de discutir essa situação e propor soluções para garantir oportunidades para os brasileiros no nosso próprio país. E, caso queiram buscar a construção de uma nova vida no exterior, que sejam garantidos a saúde, a segurança e o bem-estar de nossos cidadãos, onde quer que estejam", observou.

Debatedores
Confirmaram presença no debate:
- o diretor do Departamento Consular da Secretaria de Assuntos Consulares, Cooperação e Cultura do Ministério das Relações Exteriores, ministro Aloysio Mares Dias Gomide Filho;
- a professora da Universidade Vale do Rio Doce Sueli Siqueira;
- o professor da Universidade Federal da Integração Latino-Americana Júlio da Silveira Moreira;
- a empreendedora social, juíza de Paz nos EUA e representante dos brasileiros no exterior, Ester Sanches Naek;
- o CEO do Jornal Brazilian Times, Edirson Paiva; e
- o professor e cônsul honorário do Brasil no Texas, César Rossatto.

Hora e local
O debate será às 9h30, no plenário 3.

Agência Câmara

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!