Geral Artigos

Faça a vida ser prazerosa. Viva com alegria

Por Da Redação

25/06/2022 às 05:41:14 - Atualizado há

Nós, seres humanos, precisamos encontrar razões para que possamos dizer para nós mesmos: eu sou feliz. Somos seres que vão se construindo um pouco por dia, por isso tornar-se melhor é uma tarefa diária. Os não humanos não tem crises existenciais como nós temos e nem se sentem perdidos quanto ao sentido da vida, porque eles só têm um caminho a seguir: ser o que eles são. Os animais não são humanos porque nós também não somos animais. Nós somos diferentes. Nós somos animais racionais. Temos sentimentos.

O ser humano pode ser o ser humano que ele quiser ser e também pode escolher viver de muitas formas. Desejamos a alegria de viver e aqui é preciso perceber a diferença entre o prazer e a alegria. Prazer é algo que podemos buscar quando nós queremos, por exemplo, se eu estou meio aborrecido, meio entediado, quando o dia está meio chato, eu posso pegar na geladeira uma boa cerveja gelada e assistir a um bom filme e ter um momento de prazer.

O prazer está ao alcance da nossa mão. É claro que nem sempre nós conseguimos o prazer desejado. O prazer é algo que depende da nossa vontade, só que o prazer é momentâneo. O que nos proporcionava o prazer passa a cansar. Uma cerveja e um bom filme pode propiciar prazer, mas caixas de cerveja e vários filmes seguidos acabam por enjoar, por gerar uma sensação contrária e de desprazer.

Alegria não depende da nossa vontade. A gente não fica alegre porque quer. A alegria tem a ver com conquista ou com o modo de viver e ela não nos cansa e nem enjoa. Quanto mais alegria, maior o sentido da vida.

Quando estamos muito alegres, mesmo que muito cansados, e com sono, fazemos de tudo para nos mantermos acordados e prolongar esta alegria, por isso alegria é diferente de prazer. A alegria é também prazerosa. Momentos prazerosos são importantes, mas não são suficientes para preencher a nossa vida com aquela sensação de que vale a pena viver, de que as lutas do dia a dia e as dificuldades valem a pena.

Por isso, é importante olhar para a nossa vida e refletir: como vivo? Vivo de prazer apenas? Faço a vida ser prazerosa de ser vivida, pois a vivo com alegria? Vale a pensa fazer essas perguntas.

Padre Ezequiel Dal Pozzo

[email protected]

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo