Economia Aedes aegypti

Estes alimentos podem deixar de existir graças às mudanças climáticas

Por Da Redação

25/06/2022 às 00:39:31 - Atualizado há

Os eventos climáticos não serão apenas sentidos por desastres naturais mais frequentes e temperaturas extremas, mas em breve terão um impacto diário em nossas vidas na forma de alimentos.

Acredite ou não, talvez não possamos mais desfrutar de muitas de nossas comidas favoritas nos próximos anos devido a uma série de razões relacionadas ao clima, da seca ao aumento das temperaturas.

+ Países ricos são chamados a ajudar os mais pobres a enfrentar a mudança climática

Algumas culturas podem ser eliminadas completamente, enquanto outras se tornarão escassas e caras. Não deveríamos precisar de outro motivo para agir agora e tentar impedir que as mudanças climáticas piorem, mas resgatar alguns de seus itens básicos da despensa da extinção é muito bom.

1. Chocolate

Todos nós amamos chocolate, não é? Infelizmente, devido às mudanças climáticas, a planta de cacau pode ser completamente exterminada até 2050. Atualmente, mais de 50% do chocolate do mundo é proveniente de dois países: Costa do Marfim e Gana. A planta é notoriamente sensível às mudanças ambientais, o que explica por que só pode ser encontrada em áreas próximas ao equador. Mas o cultivo de grãos de cacau está se tornando cada vez mais difícil devido a padrões climáticos mais extremos que aumentam as temperaturas e alteram as chuvas, a umidade e o sol. A ameaça da mudança climática para o chocolate é tão séria que até a gigante de confeitaria Mars , famosa por suas barras de chocolate e caramelo, fez parceria com cientistas da Universidade da Califórniadesenvolver tecnologia para ajudar o cacau a sobreviver. Sem uma ação urgente, podemos realmente estar olhando para um futuro sem chocolate, como o diretor de sustentabilidade da Mars, Barry Parkin, disse ao Business Insider que “francamente, não achamos que estamos chegando lá rápido o suficiente coletivamente”.

2. Banana

Outra cultura que provavelmente será gravemente afetada pelas mudanças climáticas é o seu ingrediente de smoothie – a humilde banana. Em um estudo recente da Universidade de Exeter, as bananas podem ser eliminadas por condições climáticas adversas em 10 países até 2050. Embora a produção da fruta tenha aumentado desde 1961 devido a temperaturas mais altas e melhores métodos de produção, o aquecimento global e as frequentes inundações e secas ameaçam a produção de banana. E as bananas não serão ameaçadas apenas na América do Sul, mas também à nossa porta na Ásia: a Índia, que é o maior produtor e consumidor do mundo, assim como as Filipinas, deverão sofrer quedas acentuadas na produção de banana nas próximas décadas .

3. Arroz

Nosso próprio alimento básico asiático, o arroz também é vulnerável. De acordo com um relatório da Food & Agriculture Organization (FAO) , o aumento das temperaturas, o aumento do nível do mar e as mudanças nos padrões de chuva devido às mudanças climáticas globais tornarão os recursos hídricos e terrestres escassos , o que afetará substancialmente o cultivo de arroz. Isso afetará especialmente a Ásia , onde a viabilidade da terra para o cultivo de arroz pode diminuir em mais de 50% no próximo século.

4. Café

Outra mercadoria alimentar em perigo de extinção é o café. O estimulante matinal deve desaparecer, pois 50% da terra usada para cultivar café não será arável até 2100 . Em um relatório histórico do IPCC , o órgão alertou para a necessidade urgente de lidar com o manejo da terra, com a erosão do solo ocorrendo em taxas mais rápidas do que nunca, ameaçando a perda irreversível do ecossistema. Um estudo publicado na revista Science Advances afirmou que espécies populares de café estão ameaçadas, incluindo o arábica, que ocupa 60% da produção global.

Enquanto a demanda global continua a impulsionar mais plantações de café em todo o mundo, levando a mais desmatamento e uso de fertilizantes, os cafeeiros selvagens das montanhas estão morrendo porque precisam de sombra natural e uma faixa de temperatura mais fria. O café também enfrenta a dupla ameaça de doenças, como o fungo chamado ferrugem do café, que prospera em temperaturas mais altas provocadas pelo aquecimento global.

O preço também será um grande problema e já começou. Analistas de commodities recentemente consultados pela Reuters disseram que os preços do grão arábica podem subir 25% até o final deste ano . Como o fundador da Starbucks, Howard Shultz , disse recentemente à TIME: “Não se engane, as mudanças climáticas terão um papel maior em afetar a qualidade e a integridade do café”.

5. Batata

Talvez tenhamos que nos despedir do delicioso aloo gobi indiano e do curry massaman tailandês , por causa das mudanças climáticas. A mudança climática é uma séria ameaça ao cultivo de batata, com o aumento das temperaturas acompanhando o nível do mar, levando os produtores de batata a se mudarem para altitudes mais altas no Peru, o maior produtor de batata da América Latina. Mas mesmo esta não é uma solução a longo prazo, como disse à IPS a curadora de germoplasma do Centro Internacional da Batata (CIP), Rene Gómez , que “estima que em 40 anos não haverá mais onde plantar batatas” na região.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo