Educação bloqueio verba

UFPR pelo desbloqueio do orçamento das universidades federais

Por Da Redação

23/06/2022 às 19:31:26 - Atualizado há

O evento, promovido pela Andifes e a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, teve como objetivo sensibilizar parlamentares e buscar ajuda na casa legislativa para tentar reverter os cortes orçamentários, anunciados pelo governo federal, que atingem a todas as universidades federais brasileiras.

“Foi muito importante e estratégico sensibilizar os parlamentares para essa demanda e para essa urgência das universidades federais brasileiras. Foi um evento que pôde contar com a participação pluripartidária, muito ampla e representativa, de modo que a ação da Frente Parlamentar e da Andifes deu um passo importante para as possibilidades de desbloqueio dessas verbas, que são fundamentais para a subsistência das universidades até o final do ano”, disse o reitor Ricardo Marcelo.

O ato foi transmitido pelo canal da Andifes no Youtube.

Sobre os cortes

O Ministério da Educação (MEC) bloqueou, no dia 27 de maio, 14,5% da verba das universidades e institutos federais para despesas de custeio e investimento. Só na UFPR foram R$ 25.691.096 bloqueados.

Mesmo após o MEC anunciar a redução do bloqueio de 14,5% para 7,2% nos recursos de uso discricionário, as universidades, por meio da Andifes, têm se mobilizado e buscado apoio para reversão total do bloqueio e recomposição dos seus orçamentos.

O bloqueio das verbas destinadas ao custeio das instituições ameaça o funcionamento do segundo semestre, com impactos diretos em pesquisas científicas, projetos de extensão e manutenção.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo