PolĂ­tica Congresso

Congresso aprova uso de avião agrícola no combate a incêndio florestal

As aeronaves devem atender normas tĂ©cnicas definidas pelo poder pĂșblico e ser pilotadas por profissionais qualificados para a atividade.

Por Agência Brasil

22/06/2022 às 15:21:17 - Atualizado hĂĄ

Aviões de uso agrĂ­cola poderão ser utilizados no combate a incĂȘndios florestais. O texto, de autoria do senador Carlos FĂĄvaro (PSD-MT), altera o Código Florestal e o Decreto-Lei 917/69, que trata do emprego deste tipo de aeronave no paĂ­s.


A proposta jĂĄ tinha sido aprovada no Senado e, nesta quarta-feira (22), recebeu o aval dos deputados. "A medida é uma necessidade do paĂ­s", afirmou o deputado José Medeiros (PL-MT), relator na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em Mato Grosso, no ano passado, a associação dos aviadores se dispôs a fazer o trabalho, mas houve uma série de empecilhos burocrĂĄticos", disse.


Planos de contingĂȘncia

Pelo texto que agora segue para a sanção presidencial, os planos de contingĂȘncia para combater incĂȘndios florestais, elaborados por órgãos ambientais, devem traçar as diretrizes para uso da frota aeroagrĂ­cola.


As aeronaves devem atender normas técnicas definidas pelo poder pĂșblico e ser pilotadas por profissionais qualificados para a atividade. Além disso, a polĂ­tica de emprego da aviação agrĂ­cola na atividade de combate a incĂȘndio em todos os tipos de vegetação deve ser proposta pelo Ministério da Agricultura, PecuĂĄria e Abastecimento.


Segundo o texto, a atividade poderĂĄ ser incentivada pelo poder pĂșblico e constar de polĂ­ticas, programas e planos governamentais de prevenção e combate aos incĂȘndios florestais, passando inclusive pela formação e treinamento de pilotos.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo