Economia agência escpacial americana

Agência europeia divulga o mais detalhado mapa 3D já produzido da Via Láctea

Por Da Redação

15/06/2022 às 02:09:46 - Atualizado há

Gaia é a missão da ESA, Agência Espacial Europeia, de criar o mapa multidimensional mais preciso e completo da Via Láctea. Recentemente, lançou um novo tesouro de dados sobre a Via Láctea – que descreve estranhos "starquakes", DNA estelar, movimentos assimétricos e outros insights fascinantes.

Este conjunto de dados contém a lista mais abrangente de estrelas binárias, asteróides e luas planetárias do Sistema Solar, bem como milhões de galáxias e quasares fora da Via Láctea.

+ Hubble: como um buraco negro isolado pode ”viajar” pela Via Láctea

A capacidade do Gaia de identificar starquakes é uma das descobertas mais impressionantes dos novos dados. Um starquake é vagamente semelhante a um terremoto que muda a forma das estrelas. Esses terremotos revelam mais sobre o funcionamento interno da estrela.

Em milhares de estrelas, Gaia descobriu intensos terremotos não radiais. Também revelou vibrações incomuns em estrelas que nunca haviam sido observadas antes. De acordo com a teoria atual, essas estrelas não deveriam ter terremotos; no entanto, Gaia os detectou em sua superfície.

O DNA das estrelas

A composição das estrelas pode potencialmente contar sobre seu local de nascimento e sua jornada posterior, daí a história da Via Láctea. Com o lançamento de dados de hoje, Gaia está revelando o maior mapa químico da galáxia acoplado a movimentos 3D, desde nossa vizinhança solar até galáxias menores que cercam a nossa.

Algumas estrelas consistem em metais mais pesados. Após a morte, essas estrelas liberam esses metais no gás e poeira entre as estrelas, chamado de meio interestelar , do qual novas estrelas se formam. A formação e morte de estrelas ativas geram um ambiente enriquecido com metais. Assim, a composição química de uma estrela é semelhante ao seu DNA, dando-nos informações cruciais sobre sua origem.

Gaia também revelou estrelas com material primordial. Os metais são mais abundantes em estrelas mais próximas do centro e plano da galáxia do que em estrelas mais distantes. Com base em sua composição química, Gaia conseguiu identificar estrelas que se originaram em outras galáxias que não a nossa.

Alejandra Recio-Blanco, do Observatoire de la Côte d"Azur, na França, membro da colaboração Gaia, disse: “Nossa galáxia é um belo caldeirão de estrelas. Essa diversidade é extremamente importante porque nos conta a história da formação da nossa galáxia. Ele revela os processos de migração dentro de nossa galáxia e acreção de galáxias externas. Também mostra que nosso Sol e todos nós pertencemos a um sistema em constante mudança, formado graças à montagem de estrelas e gases de diferentes origens”.

Um novo catálogo de estrelas binárias detalha a massa e a história de mais de 800.000 sistemas binários, enquanto um novo estudo de asteroides de 156 mil corpos rochosos revela mais sobre as origens do nosso Sistema Solar. Gaia também descobre cerca de 10 milhões de estrelas variáveis, macromoléculas enigmáticas entre estrelas e quasares e galáxias além de nossa vizinhança cósmica.

Timo Prusti, Cientista do Projeto Gaia na ESA, disse : “Ao contrário de outras missões que visam objetos específicos, Gaia é uma missão de pesquisa. Isso significa que Gaia é obrigado a fazer descobertas que outras missões mais dedicadas perderiam ao pesquisar todo o céu com bilhões de estrelas várias vezes. Este é um de seus pontos fortes, e mal podemos esperar para que a comunidade de astronomia mergulhe em nossos novos dados para descobrir mais sobre nossa galáxia e seus arredores do que poderíamos imaginar.”

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo