Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Notícias

A empresários, Bolsonaro renova ataques ao STF e informações falsas sobre eleições


BRASÍLIA (Reuters) – O presidente Jair Bolsonaro fez nesta terça-feira novos ataques e ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) em um evento com empresários e voltou a divulgar informações falsas sobre irregularidades jamais comprovadas em relação às eleições de 2014 e 2018.

Na abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2022, em São Paulo, Bolsonaro disse não considerar justo que o ministro Edson Fachin, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), esteja à frente do processo eleitoral mesmo tendo tirado o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da cadeia.

Contudo, a decisão de revogar a prisão de Lula e posteriormente restituir os direitos políticos dele foram tomadas pelo plenário do STF.

O presidente criticou Fachin ao dizer, em tom de ironia, que nos morros do Rio de Janeiro, onde o magistrado disse que não se pode entrar, está “cheio de fuzil”.

“Parabéns, ministro Fachin, tremenda colaboração com a bandidagem, o narcotráfico”. Ele se referia indiretamente à decisão do magistrado –também confirmada por colegiado– que impediu operações policiais durante a pandemia.

Procurado, a assessoria do ministro informou que ele não vai se pronunciar.

Quatro linhas

Bolsonaro novamente cobrou que se jogue dentro das quatro linhas da Constituição e insinuou que haveria magistrados que não estariam fazendo isso. Ele voltou a levantar suspeitas em relação ao processo eleitoral, citando o trabalhos dos militares.

“Nos dê uma chance de abrir os olhos e todo mundo se conscientizar de jogar dentro das quatro linhas da Constituição e quem estiver jogando fora –e tem naquela praça dos Três Poderes–, tem que vir para dentro das quatro linhas”, disse.

“O normal é um chefe do Executivo conspirar para permanecer no poder e não o contrário. Uma nota do ministro da Defesa com 23 itens, vale a pena ler, termina que é temerário concluirmos um processo eleitoral sob o manto da desconfiança. Eleições são questões de segurança nacional, olha a diferença, quem esperava isso de um militar um dia?”, questionou.

Repetições

O presidente afirmou erradamente e mais uma vez que o então candidato do PSDB à Presidência, Aécio Neves, venceu as eleições de 2014 contra a petista Dilma Rousseff. Ele disse aos empresários que, mesmo sem conhecer de informática, tem “conhecimento técnico” de que isso teria ocorrido –o próprio Aécio já reconheceu várias vezes a derrota.

Bolsonaro também repetiu que teria garantido a eleição em 2018 já no primeiro turno –o que nunca conseguiu demonstrar com provas concretas.

Massa News

Brasil Notícias Política Bolsonaro Ataca Ministros Bolsonaro Ataca Ministros Stf Bolsonaro Ataca Stf Bolsonaro Divulga Fake News Bolsonaro Fake News Bolsonaro Fraude Eleições Bolsonaro Fraude Urna Bolsonaro Urna Eletrônica

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!