Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Emílio Ribas

Brasileiro diagnosticado com varíola dos macacos afirma estar bem


O primeiro brasileiros diagnosticado com varíola dos macacos segue isolado no Hospital Emílio Ribas, em São Paulo, desde o último dia 6 de junho.

Apesar de contar mais de 60 feridas pelo corpo, ele disse ao portal G1 que está se sentindo bem, inclusive já voltou a trabalhar do hospital.

+Mega-Sena deste sábado sorteia prêmio de R$ 40 milhões

“Não estou preocupado em ser visto como o primeiro brasileiro com varíola dos macacos. Quero poder mostrar às pessoas que estou bem, que fui e estou sendo cuidado por excelentes médicos. Que um momento de dor sirva para a ciência brasileira desenvolver proteção a todos. A melhor proteção é a informação verdadeira. Sou a favor da ciência e aceito participar de pesquisas”, afirmou.

O homem de 41 anos afirmou que se sentiu muito mal em casa, com dores no corpo, febre, exaustão e dor de cabeça, mas com a medicação que está tomando, disse que está melhor.

Doença foi contraída após viagem à Europa

Ele também afirmou que começou a sentir os sintomas após voltar de uma viagem com a família para a Europa, onde passou por Portugal e Espanha. Assim que retornou ao Brasil ele procurou ajuda médica, inclusive pensando que poderia ter contraído Covid-19.

“Eu não sei se peguei em Lisboa ou Barcelona. Eu pensei que era Covid ou amigdalite. Já estava até isolado. Cheguei até a fazer exame de Covid. Aí meu médico pediu para eu vir para o Emílio Ribas”, contou.

Caso foi confirmado na última quinta-feira

O paciente está em isolamento desde segunda-feira (6) mas o Instituto Adolfo Lutz confirmou que se tratava do primeiro caso de monkeypox na quinta-feira (9).

“A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso de Monkeypox [varíola dos macacos] no Brasil. A confirmação ocorreu pelo Instituto Adolfo Lutz após realização de diagnóstico diferencial de detecção por RT-PCR do vírus Varicela Zoster (com resultado negativo) e análise metagenômica do material genético, quando então foi identificado o genoma do Monkeypox vírus”, disse em nota.

O Ministério da Saúde também confirmou que monitora oito casos da doença no país.

Isto É Dinheiro

Giro Emílio Ribas Instituto Adolfo Lutz Secretaria Do Estado Da Saúde Varíola Varíola Dos Macacos Varíola Dos Macacos áfrica Varíola Dos Macacos Brasil Varíola Dos Macacos Brasil Confirmada Varíola Dos Macacos Brasil Primeiro Caso Varíola Dos Macacos Brasileiro Contaminado Varíola Dos Macacos Caso C

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!