Geral gigante

Parque de Pinhais será invadido por 'tartaruga gigante'; entenda

Por Da Redação

10/06/2022 às 13:31:37 - Atualizado há

A escultura, de seis metros de comprimento, tem o corpo preenchido com garrafas pets. Ela é denominada Tartaruga Pet Socorro, feita pelo artista plástico Luiz Gagliastri. Durante a exposição, a Prefeitura de Pinhais realizará atividades com as crianças da rede municipal de ensino, com brincadeiras e jogos ambientais,

O artista Luiz Gagliastri – que faz parte do Roteiro Turístico Estrada Ecológica desde 2007 e trabalha com obras engajadas com a causa ambiental – comentou sobre a obra que chega até Pinhais. “A motivação do projeto foi a minha preocupação como cidadão e artista com a poluição que hoje ocorre nos mares, principalmente. Então Pinhais está sediando um dos projetos mais importantes já feitos no país contra a poluição dos mares por plástico, então a gente está muito feliz com essa parceria”, declarou.

Tartarugas marinhas

O que você descarta de maneira incorreta, no ambiente das cidades, pode afetar a vida marinha. Isso porque nossas galerias escoam as águas da chuva, levando o todo o volume absorvido pelos bueiros e “bocas-de-lobo” para os rios, que por sua vez chegam aos mares. Por isso, ao jogar resíduos de plástico e outros dejetos nas vias e locais inadequados, desencadeia-se uma série de problemas ambientais não só na área urbana, mas até na população de tartarugas e outros seres vivos, incluindo os seres humanos.

Segundo a organização do projeto, “durante sua longa existência, cada tartaruga marinha leva e traz toneladas de nutrientes e energia vital à sobrevivência de tantas outras formas de vida. Das tartarugas marinhas depende a existência de uma infinidade de peixes, crustáceos, moluscos, esponjas e medusas. Dependem também as formações de mangues, bancos de areia, de gramas marinhas e de algas, de corais e recifes, de ilhotas e formações geológicas. Proteger as tartarugas marinhas é, portanto, preservar a vida marinha e garantir a sobrevivência da sua espécie, do planeta e da humanidade”.

Os organizadores ainda afirmam: “atualmente existem mais de 80 milhões de toneladas de plásticos transformados em micro plásticos, causando uma devastação na vida marinha e, dentre elas, a tartaruga que, por se alimentar de algas, as confunde e acaba ingerindo fibras plásticas, causando sua morte por afogamento”.

Serviço

Exposição Tartaruga Pet Socorro – Projeto Ecopet
Abertura: 14 de junho, às 10h
Parque das Águas - Rod. João Leopoldo Jacomel, esquina com Estrada Ecológica
Entrada gratuita
Artista Luiz Gagliastri: @tartarugaspetsocorro

Fonte: Nosso Dia
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo