Geral Maringá

Maringá tem 294 mil eleitores aptos a votar nas eleições de 2022

Por Da Redação

10/06/2022 às 11:31:26 - Atualizado há
Foto: Nelson Jr/TSE

As eleições de 2022 vão eleger deputados estadual e federal, senador, governador e presidente da república. Os eleitores vão às urnas no dia 2 de outubro, em caso de segundo turno, no dia 30 de outubro. 

Nas sessões eleitorais de Maringá, serão 294 mil eleitores aptos a votar nestas eleições. O número é 5,45% maior que nas eleições de 2020, quando eram 279 mil eleitores aptos.

De acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Maringá esperava cerca de 7 mil novos eleitores este ano, mas o número ultrapassou a estimativa. 

Foram 9 mil títulos de eleitores tirados para as eleições deste ano. De acordo com o analista judiciário do Fórum de Maringá, Julian Oscar Nascimento, municípios da região também tiveram crescimento no eleitorado. 

“Isso não quer dizer que teremos 294 mil votos em Maringá, normalmente há uma taxa de 20% de ausência. Mas devemos chegar a pelo menos 250 mil votos aqui na cidade de Maringá. Está crescendo muito também o eleitorado na cidade de Sarandi, subiu 7,1% o eleitorado de 2020 para agora, e se continuar nesse crescimento, Sarandi terá mais eleitores que, por exemplo, Campo Mourão, nas próximas eleições”, afirma o analista.

Do dia 15 de julho ao dia 18 de agosto, eleitores podem procurar o Fórum Eleitoral para solicitar o voto em trânsito.

“O eleitor que não estiver no seu local de votação, mas que estiver numa cidade com 100 mil eleitores, pode alterar seu local de votação. Seja no primeiro ou segundo turno. Isso ajuda muito o eleitor que mora aqui em Maringá mas não conseguiu transferir seu título para cá. A diferença é que, se a cidade for no estado do Paraná, o eleitor consegue votar em todos os candidatos, porque na urna disponibilizada, só estarão os candidatos que estão concorrendo no estado do Paraná e para presidente da república. Então ele consegue votar para Senador, Governador, Deputado Estadual, Deputado Federal e Presidente. Porém, se o domicílio for em outro estado da federação, a gente não vai ter os candidatos de Governadores, Deputados e Senadores”, explica Nascimento.

Algumas cidades da região de Maringá tiveram redução no número de eleitores, caso de Nova Esperança (- 14,15%), Astorga (- 12,95%) e Marialva (- 11,10%).

Ouça a reportagem completa na CBN Maringá.

Leia outras notícias no GMC Online.

Fonte: GMC Online
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo