Política Destaque

Com Brasil de saída, ONU elege cinco novos membros do Conselho de Segurança

Pela primeira vez, Moçambique ocupará o assento reservado ao grupo regional, assumindo a cadeira do Quênia.

Por A Referência

09/06/2022 às 17:24:14 - Atualizado há

A Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu cinco novos membros não permanentes do Conselho de Segurança para o biênio 2023-2024. Moçambique, com 192 votos, teve o maior número entre os concorrentes, acompanhado por Equador (190), Japão (184), Malta (185) e Suíça (187).


O mandato será de dois anos a partir de 1º de janeiro de 2023. No período, o Brasil terminará sua 11ª participação.


Pela primeira vez, o país africano de língua portuguesa ocupará o assento reservado ao grupo regional, assumindo a cadeira do Quênia.


Conselho de Segurança da ONU durante reunião (Foto: United Nations Photo/Flickr)


Na véspera da eleição, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal, João Cravinho, destacou o apoio a Moçambique. "Nós acreditamos que Moçambique é um país com muita experiência da vida internacional. Aliás, em certos momentos da sua história, viveu uma experiência difícil, com missões das Nações Unidas em território moçambicano. E essa experiência traz algo de significativo para o trabalho do Conselho de Segurança", disse ele.


Cravinho elencou alguns dos pontos. "Os temas que Moçambique tem identificado como importantes, de combate ao terrorismo, questões da ligação entre alterações climáticas e segurança, são temas que nós consideramos também vitais para o trabalho do Conselho de Segurança. Portanto, nós estamos convencidos de que Moçambique vai fazer um grande papel."


É a primeira vez que Moçambique e Suíça se candidatam ao Conselho de 15 Estados-Membros.


A escola do Japão

O Japão assumiu o assento que deve ser ocupado por um país do Grupo da Ásia e dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento do Pacífico. O país cumprirá o 13º mandato de sua história, o maior no órgão das Nações Unidas.


Na vaga para o Grupo Latino-Americano e Caribenho, o Equador substituirá o México. Malta e Suíça ocupam os lugares reservados ao Grupo da Europa Ocidental e Outros, com a chegada ao fim dos mandatos da Irlanda e da Noruega.


O Conselho de Segurança tem dez assentos rotativos e cinco permanentes: França, China, Estados Unidos, Reino Unido e Rússia.

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo