Saúde Notícias do Paraná

Covid-19: Governo antecipa toque de recolher e fecha atividades não essenciais aos domingos no Paraná

Por Luciana Pombo

17/05/2021 às 18:52:16 - Atualizado há
Decreto foi publicado nesta segunda-feira (17) e vale até 31 de maio; durante a semana, restaurantes, shopping centers, academias e comércio podem atender das 10h às 22h com 50% de ocupação. Covid-19: Governo antecipa toque de recolher e fecha atividades não essenciais aos domingos no Paraná

Letícia Paris/G1

O Governo do Paraná publicou um novo decreto, nesta segunda-feira (17), em que proíbe o funcionamento de atividades não essenciais aos domingos, e adiantou em uma hora o horário do toque de recolher no estado.

As medidas valem até o dia 31 de maio. Segundo o texto, o toque de recolher e o período de proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos passam a valer das 22h às 5h.

Pandemia no Paraná

Antes de complementar as medidas, na sexta-feira (14), o Governo do Paraná prorrogou o decreto anterior. A ideia, segundo o governador Ratinho Junior (PSD), foi manter as medidas enquanto a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) definia o que seria feito para os próximos dias para todo o estado.

Segundo o governador, durante o final de semana, a Sesa analisou o cenário epidemiológico da Covid-19 para reduzir a transmissão da doença. Atualmente, a taxa está acima de 1 (1,15), segundo o boletim epidemiológico de domingo (16).

Em 30 dias, a fila de espera por leitos de UTI Covid-19 no Paraná dobrou, de acordo com dados da Sesa. Na sexta-feira, o estado passou de um milhão de casos confirmados. No domingo, 24.527 óbitos pela doença desde o começo da pandemia.

Medida anterior

O decreto anterior estava em vigor desde o dia 30 de abril. As medidas eram menos rígidas e permitiam o funcionamento do comércio, bares, restaurantes e shoppings aos domingos.

A decisão de afrouxar um pouco as medidas foi tomada porque, conforme a Sesa, em abril o estado registrava queda de 16% no número de casos confirmados e de 49% no número de mortes.

O governo também indicava que a taxa de transmissão da doença estava abaixo de 1 (0,92). A taxa de transmissão costuma ser um dos principais meios encontrados pela Sesa para analisar quais medidas tomar.

Fonte: G1
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo