Geral Ásia e Pacífico

Vencendo a batalha tecnológica com a China: o exemplo da Huawei

Por Da Redação

29/05/2022 às 09:51:54 - Atualizado há

Este artigo foi publicado originalmente em inglês no site The Daily Signal

Por Min-Hua Chiang

Sempre que se fala sobre a política da China nos EUA, a conversa geralmente se volta para como o governo Trump “chamou a atenção da China”. De fato – especificamente, complicando seus planos de domínio da tecnologia – uma política que deve continuar no atual governo.

Beijing atribuiu à tecnologia um papel central em sua rivalidade global com os EUA. Permitir que ela tenha sucesso ameaçaria os americanos em casa e nossos interesses no exterior.

Um grande exemplo na batalha tecnológica com a China é o que os EUA fizeram com a fabricante chinesa de equipamentos de telecomunicações e eletrônicos de consumo Huawei.

O governo federal impôs restrições à expansão dos negócios da Huawei nos EUA a partir de 2018 devido a preocupações com a potencial ameaça à segurança nacional e à construção de redes 5G aqui e em todo o mundo.

Essas preocupações incluíam a Huawei ter a capacidade de usar seu acesso à rede para espionar os EUA ou desligar as comunicações dentro dos EUA no caso de uma guerra cibernética entre os dois países.

A estreita relação da Huawei com o Partido Comunista Chinês (PCC) provavelmente levaria o governo a usar os ativos da empresa para o próprio interesse da China. Vários funcionários da Huawei, incluindo seu CEO, Ren Zhengfei, estão intimamente ligados ao Exército de Libertação Popular (ELP) da China ou à inteligência chinesa.

Prédio da Huawei em ShenZhen, na China (Foto: Wikimedia Commons)

Os EUA não são o único país que bloqueou a Huawei por questões de segurança nacional. O Reino Unido e a Suécia proibiram seus provedores de telecomunicações domésticos de instalar equipamentos da Huawei em suas redes 5G desde 2020. A França e a Alemanha também impuseram restrições ao uso do 5G da Huawei nas redes de telecomunicações de seus países. Vários países do Leste Europeu assinaram declarações com o antigo governo Trump para excluir a Huawei de suas redes 5G. Taiwan, Japão, Austrália e Nova Zelândia também impediram a Huawei de construir redes 5G; e Cingapura escolheu Ericsson e Nokia para sua rede 5G em vez da Huawei.

Os negócios da gigante de tecnologia chinesa foram os mais prejudicados pelos EUA, que a proibiram de comprar chips semicondutores para seus produtos de empresas americanas desde maio de 2019. As restrições ficaram ainda mais rígidas em agosto de 2020 e incluíram 152 afiliadas da Huawei em mais de 20 países. Os EUA também proibiram essencialmente importantes fabricantes de chips do mundo, como TSMC, em Taiwan, e Samsung, na Coréia do Sul, de vender chips para a Huawei.

O efeito negativo nos negócios da Huawei veio dois anos depois, pois a empresa já havia estocado chips essenciais de empresas estrangeiras antes da proibição entrar em vigor.

A queda na receita de vendas da Huawei começou em 2021, caindo quase 30% em relação a 2020. Em 2022, o relatório anual da Huawei indicou um declínio acentuado em suas receitas do primeiro trimestre de quase US$ 20 bilhões em abril, caindo 13,9% em relação ao ano anterior. Em comparação, os dois importantes concorrentes da Huawei no negócio de smartphones, Apple e Samsung, anunciaram seus maiores aumentos de receita de todos os tempos.

O negócio de consumo (smartphones, computadores, tablets, etc.) na China é a maior fonte de receita da Huawei. Em 2021, as vendas totais da Huawei na China caíram 31%, e os negócios de consumo em todo o mundo caíram quase 50%, de acordo com o relatório anual da Huawei.

Apesar da forte queda nos negócios, o mercado da China ainda representava 65% da receita total de vendas da Huawei, seguido pela Europa e Oriente Médio (21%), Ásia-Pacífico (8%) e Américas (5%). Olhando para as vendas por segmento de produto, o negócio de consumo da Huawei encolheu de 54% em 2020 do total de vendas para 38% em 2021. Como resultado, o negócio de operadoras de telecomunicações comerciais teve uma participação maior na receita de vendas da empresa (44%).

A TSMC, de Taiwan, é a fornecedora mais importante dos chips semicondutores mais avançados do mundo. A proibição dos chips TSMC impediu a Huawei de fabricar os dispositivos mais desenvolvidos, e a Huawei não é mais uma grande fornecedora global de smartphones.

Em 2019, a Huawei foi a segunda maior produtora de smartphones, atrás apenas da Samsung. Sua participação no mercado global de smartphones caiu de 15% em 2020 para 3% em 2021. Sua participação no mercado de smartphones da China também caiu significativamente de 31% para 10% durante o mesmo período.

Por outro lado, Apple, Samsung e outras empresas chinesas (como Xiaomi e OPPO) se beneficiaram da perda de negócios da Huawei e, como resultado, conquistaram maior participação de mercado na China e no mundo.

Com as proibições de chips em andamento, a Huawei mudou seu foco de negócios de consumo para o mercado corporativo (governo, empresas e negócios institucionais) e da fabricação de hardware para a criação de software em áreas como computação em nuvem.

O fracasso da Huawei mostra a incapacidade da China de alcançar a autossuficiência tecnológica. Apesar do forte apoio financeiro do governo chinês e da grande ambição de alcançar outros fabricantes de chips, a maior fundição de chips da China, a SMIC, ainda tem várias gerações de tecnologia por trás da Samsung e da TSMC. Isso indica o quão difícil é para um retardatário desenvolver um nível de tecnologia semelhante ao de economias mais avançadas.

A China tentou desenvolver sua tecnologia por meio de investimentos estrangeiros. No entanto, o investimento de empresas estrangeiras na China ainda visa a aproveitar seus custos de produção menos expansivos e seu enorme mercado para produtos de consumo, enquanto a tecnologia-chave e as atividades essenciais de pesquisa e desenvolvimento permanecem em seus países de origem.

A proibição de exportar equipamentos semicondutores e as restrições à exportação de certos produtos de alta tecnologia para fabricantes de chips da China, iniciadas durante o governo Trump, prejudicaram ainda mais a capacidade da China de avançar seu nível de tecnologia comparável ao de Taiwan e da Coreia do Sul.

O forte apoio do governo chinês ao desenvolvimento de alta tecnologia em casa não gerou empresas globalmente competitivas no final. As empresas chinesas estão atrás de outras empresas líderes em inovação e aprimoramento tecnológico. Dos dez maiores gastadores em pesquisa e desenvolvimento do mundo em 2020, seis são empresas dos EUA, duas são de Taiwan e outras duas são da Coreia do Sul. Nenhuma empresa chinesa estava na lista.

Essas principais empresas em termos de gastos com pesquisa e desenvolvimento também são as principais empresas de semicondutores por receita de vendas, de acordo com a IC Insights. As maiores vendas permitiram que essas empresas investissem mais em pesquisa e desenvolvimento e aprimorassem sua tecnologia. Além disso, parte de seu lucro é derivado da produção de produtos em países de baixo custo, como a China.

Em suma, a China está presa em uma rígida divisão de trabalho no sistema de produção global. Não conseguiu escapar ao seu papel de local de montagem final e fornecedor de baixa tecnologia na rede da cadeia de abastecimento.

Embora a China tenha o maior local de produção de chips do mundo, a maior parte de sua produção de chips é feita por empresas estrangeiras na China. Os chips fabricados pelas próprias empresas chinesas representam apenas menos de 7% das vendas globais de semicondutores.

A quebra de negócios da Huawei revelou a vulnerabilidade da China no confronto geopolítico com as economias avançadas, as principais detentoras de tecnologia no momento.

Economicamente, a incapacidade da China de recuperar o atraso também mostra que a modernização industrial e o avanço tecnológico com base em substanciais subsídios governamentais só levaram à ineficiência. O desenvolvimento industrial e tecnológico liderado pelo governo tem seus limites e não pode ser sustentado no sistema econômico global orientado para o mercado a longo prazo.

O atual confronto com a China em tecnologia não é algo que os EUA buscavam. Beijing o precipitou com políticas como Made in China 2025 e o modelo de dupla circulação que atacou abertamente os pontos fortes da economia dos EUA.

Dito isto, se a China quiser lutar, os EUA devem fazer o que for necessário para prevalecer. Têm o modelo econômico para fazê-lo. O caso da Huawei mostra que os EUA também possuem outras ferramentas potentes.

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo