Geral destaque

Marilene Colla passa presidência da União de Bairros para Neiva Frizon, após seis anos a frente da entidade

Por Da Redação

28/05/2022 às 06:43:00 - Atualizado há

Nova gestão

A nova presidente, Neiva Salete Santos Frizon, mora em Pato Branco há 39 anos. É empresária, sócia-proprietária da empresa Chocolates Nuit, foi presidente do Núcleo da Mulher Empresária por dois anos (2011/2013), também vem atuando em diversos conselhos e na liderança da Igreja do Evangelho Quadrangular (IEQ).

“Primeiramente, quero agradecer a todos que depositaram a confiança do cargo em mim e a diretoria que estará comigo. Minha expectativa é de suprir as necessidades e dificuldades de curto e médio prazo que os bairros de nossa cidade estão enfrentando, tendo em vista novos planos e continuidade dos projetos e trabalhos vindo da gestão anterior”, destacou Neiva.

Sobre as propostas e ações, a nova presidente da União de Bairros ressaltou que há várias para o decorrer dos anos. “Porém, como é recente minha chegada, preciso saber o que está ao meu alcance como presidente da União. Todas as propostas elaboradas serão discutidas junto com a diretoria. Por momento temos em pauta a revitalização e reabertura de atividades de alguns polos esportivos de nossos bairros que estão desativados”, enfatizou Neiva.

Ela contou que a primeira reunião da nova diretoria vai ser realizada na segunda-feira (30), e que a partir desse encontro as metas de trabalho serão traçadas.

Sobre o foco de trabalho na entidade, Neiva disse que um dos principais focos será a retomada do baile das rainhas, onde será coroada a rainha dos bairros.

Legado

Marilene Colla, que deixa o cargo de presidente após seis anos de trabalho a frente da entidade, fez história na União de Bairros e em Pato Branco, também por ter atuado por anos como diretora do Departamento Feminino.

Mari, mesmo quando ainda não era presidente, atuava na comunidade e auxiliava os presidentes. Ela conta que foi difícil se manter em um espaço que era culturalmente masculino, mas que com muito trabalho conquistou esse espaço, e da atuação junto ao Departamento Feminino virou presidente da entidade.

“Estou na União de Bairros há 22 anos, como voluntária. Depois de seis anos como presidente passo o meu mandato para a Neiva com a sensação de dever cumprido. Quando, lá atrás, me candidatei para ser presidente da União, até então eram só homens que cumpriam esse papel de presidente. Acredito que essa decisão assustou muita gente, pensaram "ela não vai dar conta", "agora a União afundo de vez", me vi na obrigação e com maior garra de fazer ao contrário. De lá pra cá trabalhamos muito e hoje a União de Bairros é de Utilidade Pública Municipal, Estadual, todas as negativas da entidade estão certas. A União de Bairros de Pato Branco é reconhecida no Paraná como a organização melhor organizada do estado. Somos referência e outros municípios nos ligam pedindo apoio, auxílio, para também montar uma União em suas cidades”, destacou.

Prêmio ODS

Mari lembrou que nesses seis anos como presidente foi realizado um grande trabalho, inclusive a entidade recebeu o Prêmio ODS, das organizações, pelo projeto do Campeonato Interbairros realizado por vários anos, muito bem organizado, com a participação do povo dos bairros.

“Além do Interbairros, fizemos os Bailes das Rainhas, para os quais trouxemos até os cadetes da Polícia Militar, que nos honraram muito com a participação deles. Nos bailes reunimos toda a comunidade pato-branquense e pudemos mostrar a beleza da mulher de Pato Branco. Mas o mais gratificante é que a entidade não promove apenas o desfile da rainha. Nós preparamos as meninas para serem mulheres fortes, de liderança. Fico muito feliz quando temos a parceria da Faculdade Mater Dei (Unimater) sorteando bolsa de estudo para as meninas e vemos elas se formando, trabalhando. Também pela formação que damos a elas, falando sobre o papel da mulher na sociedade, levando elas para conhecer o Executivo, o Legislativo, Polícia Militar, enfim, vários lugares”, contou.

Parceria

Mari disse ainda que diante de tudo não pode esquecer a equipe que esteve com ela realizando todo esse trabalho. “Pessoas maravilhosas que participaram durante todos esses seis anos, os presidentes e as presidentes dos bairros. Também a imprensa, que sempre divulgou e valorizou nosso trabalho”, frisou.

Mari Colla contou que durante esses seis anos seu livro de cabeceira foi um bloco e uma caneta. “Eu acordava de madrugada e lembrava de um ofício que precisava mandar, ou da reunião que tinha que fazer, ou algo que precisa responder, e anotava no bloco para não esquecer no outro dia”.

Disse também que atualmente a União de Bairros faz parte de 18 Conselhos de Pato Branco, trabalhando em todas as políticas públicas em prol da comunidade. “No Conselho do Idoso, da Saúde, da Criança, do Meio Ambiente, Proteção dos Animais, enfim, fizemos parte de todos os conselhos, trabalhando nas políticas públicas e cobrando dos Poderes todas as ações. Muitas vezes, quando o conselheiro que era designado para participar das reuniões não podia ir, eu ia à reunião, para que a União não ficasse de fora. Muito trabalho, muitas reuniões, decisões muitas vezes difíceis, mas que tivemos que tomar junto com a nossa diretoria”.

Trabalho voluntário

Mari comentou que “se é fácil o trabalho voluntário, não sei. Só sei que sou apaixonada por isso que eu faço. Aprendi na minha casa, com meu pai e com minha mãe, que sempre participavam das festas como voluntários. Desde pequenininha vi o trabalho que eles faziam e aprendi com eles. É tão lindo quando você vê o brilho nos olhos das pessoas pelas quais você pode fazer um pouquinho a mais. Poder ajudar, encaminhar, dizer "vá por aqui que é mais fácil", é muito gratificante. Eu me apaixono todos os dias pelo trabalho que eu faço. Me perguntam se eu tenho tempo disponível, se eu não faço nada. Pelo contrário, eu faço muita coisa, cuido da minha casa, da minha mãe, dos filhos, dos netos e também da minha pequena empresa, e quando me sobra um tempo dedico ao trabalho voluntário, porque sou apaixonada pelo que faço. Não tenho pretensões políticas, gosto de ajudar meus bons amigos. Mas não foco na política, por isso não me candidatei até hoje”.

Gratidão

Mari enfatizou ainda que todo esse reconhecimento da União de Bairros se deve também a organização e ao trabalho que é realizado pelos presidentes, nas associações, que buscam o melhor para o seu povo lá no bairro.

“O presidente é o primeiro a ser lembrado, tanto na cobrança pela ajuda particular quanto na ajuda para todos. Fico muito feliz, porque fiz grandes amigos durante todo esse tempo. Tenho muita gratidão por todos, porque todos os dias eu aprendi um pouquinho mais. Se chorei ou se sorri, o importante é que emoções eu vivi na União. Tenho o coração cheio de orgulho da minha entidade e cheio de vontade de cada vez fazer mais. Meu trabalho não para por aqui. Só saí da presidência, mas continuo na União, porque é um pedaço da minha família. Porém, não vou mais precisar usar o bloco de notas, agora vou poder ter um livro na minha cabeceira”, brincou Mari, emocionada e agradecida.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo