Saúde Lifestyle

Colesterol no limite? 'Fuja' destas bebidas de uma vez por todas

Por Da Redação

27/05/2022 às 06:35:50 - Atualizado há


Para baixar os níveis do colesterol, é indispensável que evite essas bebidas.

Refrigerantes

Se o seu objetivo é baixar o colesterol, cortar nos refrigerantes é um caminho irreversível. "As bebidas gaseificadas estão entre as que mais contribuem para o colesterol alto. Um estudo de 12 anos, que envolveu seis mil participantes, descobriu que as bebidas açucaradas são consumidas por quem tem colesterol elevado", constata a nutricionista Trista Best, citando um estudo de 2020 publicado no Journal of the American Heart Association.

Álcool

Sim, leu bem. O consumo regular de álcool pode estar contribuindo para o aumento dos níveis do colesterol. Um estudo publicado na revista Alcohol conclui que o consumo excessivo de álcool, ocasional ou regular, pode aumentar o colesterol 'mau' (LDL), sendo que, quando os níveis no sangue são elevados, há um maior risco de estreitamento das artérias, causando doença cardíaca ou cerebral.

"O álcool contém sete calorias por grama, um valor muito perto das nove calorias por grama fornecidas pela gordura. Carboidratos e proteínas fornecem quatro calorias por grama. Se alguém bebe mais do que uma quantidade moderada de álcool diariamente, isto pode levar ao excesso de calorias e ao aumento de peso", alerta Becky Kerkenbush, presidente da Wisconsin Academy of Nutrition and Dietetics, nos Estados Unidos.

Por outro lado, existem médicos que defendem que o consumo ocasional de vinho tinto pode ajudar a baixar o colesterol LDL.

Café sem filtro

"O café sem filtro pode aumentar o 'mau' e de forma bastante significativa se beber quantidades excessivas", devido à presença de agentes como o cafestol nos grãos de café.

De acordo com a cardiologista Nicole Hardkin, fundadora da Whole Heath Cardiology, "algumas xícaras de café podem aumentar o colesterol LDL em até 15 mg/dL".

Batidos de leite

Quando consumidos frequentemente, podem aumentar o colesterol LDL e diminuir o HDL, ou seja, o 'bom' colesterol, devido ao elevado teor de gordura dos batidos, alerta Angela Houlie, fundadora da My Fruitful Body Nutrition PLLC.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo