Economia Amazônia

Varredura a laser da Amazônia revela rede oculta de pirâmides

Por Da Redação

27/05/2022 às 02:35:27 - Atualizado há

Uma rede de cidades antigas perdidas na Amazônia que ficaram escondidas sob as copas das árvores da floresta por séculos foi revelada por escaneamento a laser.

A variedade de “assentamentos intrincados” foi detectada na floresta de savana de Llanos de Mojos, na Bolívia, pelo arqueólogo Professor José Iriarte da Universidade de Exeter e seus colegas. As cidades, que foram construídas pelas comunidades Casarabe entre 500 e 1400 dC, apresentam uma série de estruturas elaboradas bem diferentes de qualquer outra descoberta anteriormente na região.

+ Maias construíram uma enorme pirâmide com rochas vulcânicas

Eles incluem terraços de 16 pés de altura que abrangem cerca de 22 hectares – o equivalente a 30 campos de futebol – estruturas cívico-cerimoniais construídas em forma de U e pirâmides cônicas, cada uma com cerca de 69 pés de altura. Os pesquisadores também detectaram vestígios de uma vasta rede de reservatórios, calçadas e postos de controle que se estendiam por muitos quilômetros.

Para espiar através do dossel da floresta tropical, a equipe de pesquisa usou um método de sensoriamento remoto baseado em laser conhecido como LiDAR, ou “Light Detection and Ranging”.

O LiDAR funciona um pouco como um sonar, enviando feixes de luz e cronometrando quanto tempo leva para a luz refletida retornar ao receptor para criar um mapa 3D da área alvo.

De acordo com os arqueólogos, a escala do planejamento e da mão de obra necessária para construir os assentamentos não tem precedentes conhecidos na Amazônia – e, em vez disso, é comparável apenas aos estados arcaicos dos Andes centrais.

Anteriormente, apenas 14 assentamentos Casarabe eram conhecidos pelos arqueólogos. O estudo adiciona dois grandes assentamentos junto com 24 menores ao registro.

À medida que as cidades foram construídas, acrescentaram os pesquisadores, as comunidades Casarabe dos Llanos de Mojos transformaram savanas amazônicas sazonalmente inundadas do tamanho da Inglaterra em paisagens agrícolas e aquícolas produtivas.

O professor Iriarte disse: “Há muito tempo suspeitamos que as sociedades pré-colombianas mais complexas de toda a bacia se desenvolveram nesta parte da Amazônia boliviana, mas as evidências estão escondidas sob o dossel da floresta e são difíceis de visitar pessoalmente.

“Nosso sistema lidar revelou terraços construídos, calçadas retas, recintos com postos de controle e reservatórios de água.

“Existem estruturas monumentais [cada uma] a apenas uma milha de distância, conectadas por 600 milhas de canais – longas calçadas elevadas conectando locais, reservatórios e lagos.

“A tecnologia Lidar aliada a uma extensa pesquisa arqueológica revela que os povos indígenas não apenas manejaram as paisagens florestais, mas também criaram paisagens urbanas, o que pode contribuir significativamente para as perspectivas de conservação da Amazônia.

“Esta região foi uma das primeiras ocupadas pelo homem na Amazônia, onde as pessoas começaram a domesticar culturas de importância global, como mandioca e arroz.

“Mas pouco se sabe sobre a vida cotidiana e as primeiras cidades construídas durante esse período.”

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo