Entretenimento Banco da Inglaterra

Tiara da princesa Diana é mostrada pela primeira vez

Por Isto É Dinheiro

24/05/2022 às 05:18:17 - Atualizado há
Isto É Dinheiro

Ao longo dos séculos, a tiara, uma espécie de irmã mais nova do símbolo onipotente da coroa, passou a representar mais do que apenas uma adesão à monarquia. Intimamente ligado à ideia romântica de uma princesa, é uma abreviação cultural para juventude e feminilidade – assim como status.

Das tiaras de plástico da Cinderela usadas por milhões de crianças que visitam os parques temáticos da Disney todos os anos, ao mais recente Met Gala – onde várias celebridades, incluindo Blake Lively e até a própria Anna Wintour, usavam versões incrustadas de joias – o antigo acessório continua a ser relevante hoje.

Nos próximos dias, a casa de leilões Sotheby"s exibirá algumas das tiaras mais influentes da história – muitas que não são vistas pelo público há décadas – em uma nova exposição chamada "Power & Image: Royal & Aristocratic Tiaras".

O evento, que abre em Londres em 28 de maio, é uma retrospectiva comemorativa de 50 tiaras, dedicadas ao Jubileu de Platina da rainha – marcando 70 anos desde que o monarca britânico assumiu o trono em 1952.

Incluída na programação está a Spencer Tiara, famosa usada pela princesa Diana durante seu casamento com o príncipe Charles na Catedral de St. Paul"s – uma união real assistida por mais de 750 milhões de pessoas em 74 países.

A tiara estilo guirlanda, que tem uma peça central em forma de coração e é cravejada de diamantes, foi emprestada à Sotheby"s London por Lord Spencer, irmão mais novo de Diana, e será exibida pela primeira vez desde a década de 1960, de acordo com o leilão lar. Era um acessório obrigatório para Diana, que supostamente usou a peça sete vezes entre seu casamento em 1981 e sua morte em 1997.

Provavelmente foi entregue a Diana por sua avó, Lady Cynthia Hamilton, que recebeu a tiara como presente de casamento em 1919. Acredita-se que a herança da família tenha sido forjada pela primeira vez em 1767, onde pode ter parecido diferente da versão usada por Diana no dia de seu casamento.

Entre 1919 e 1930, acredita-se que o acessório tenha sido adicionado e alterado, embora nenhum dos aumentos tenha sido registrado oficialmente. De acordo com a casa de leilões, muitas tiaras semelhantes à da família Spencer começaram como broches ou tiaras modestas – com décadas de joalheiros expandindo a peça adicionando mais pedras.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo