Educação engenharia civil

Estudante da UFPR participa de concurso nacional de pesquisa e inovação

Por Da Redação

23/05/2022 às 17:13:48 - Atualizado há

De acordo com Elisangela, pelo grande volume, o custo do transporte desses solos é superior à própria extração, e não apresentam viabilidade econômica para utilizar solos mais nobres nos aterros. “Não tem viabilidade quando considerado os frequentes aumentos nos preços dos combustíveis”, conta. A mestranda relata, ainda, que os solos disponíveis na localidade, muitas vezes, não atingem uma impermeabilização eficiente para camadas de aterro, surgindo a necessidade de utilizar solos menos nobres, estabilizando-os com aglomerantes e resíduos que melhoram suas propriedades.

Sendo assim, em sua pesquisa, o objetivo foi a utilização do Lodo de Estação de Tratamento de Água (LETA) de Frederico Westphalen/RS para fins de estabilização de um solo frequentemente utilizado para aterros e obras municipais, verificando a melhoria das características e propriedades do solo estabilizado com diferentes porcentagens de LETA para aplicação em camadas de impermeabilização de fundo e cobertura final de aterros sanitários.

Essas aplicações trariam vantagens na destinação do LETA e redução de consumo de recursos naturais. (Divulgação/Arquivo Pessoal)

Para Elisângela, é evidente os benefícios e a importância de uma destinação adequada ao lodo na geotécnica. “É possível evitar passivos ambientais gerados por esse resíduo, além de atuar de forma inovadora e sustentável, minimizando a utilização de recursos naturais com soluções economicamente viáveis e ambientalmente vantajosas em obras de engenharia”, conclui.

Confira o vídeo produzido pela aluna no Canal da ABMS no Youtube

 

(Por Felipe Reis, estagiário, sob orientação de Simone Meirelles)

 

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo