Geral Destaque Home Secundário

Perseguidos no exterior, uigures são enviados à força de volta à China, diz relatório

Por Da Redação

22/05/2022 às 09:05:54 - Atualizado há

A repressão do governo chinês à minoria muçulmana dos uigures, que diversos países classificam como genocídio, levou muitos deles a fugir da China. No entanto, mesmo vivendo em outros países, milhares de uigures não conseguem escapar das garras do Partido Comunista Chinês (PCC). É o que aponta um relatório divulgado em abril pelo think tank Woodrow Wilson Center, segundo o qual Beijing usa um complexo sistema para perseguir os dissidentes, com centenas deles enviados à força de volta à China.

“A República Popular da China se envolveu em repressão transnacional em 44 países desde 1997. Desde então, até janeiro de 2022, houve 1.574 casos relatados publicamente de detenções e expulsões de uigures para a China, onde enfrentaram prisão e tortura sob custódia policial”, diz o documento intitulado “A Grande Muralha de Aço: Campanha Global da China para Suprimir os Uigures”, do pesquisador Bradley Jardine.

O relatório diz que foram constatados 5.532 casos de uigures que enfrentam intimidação por parte do governo chinês, 1.150 casos de uigures detidos nos países que os receberam após deixarem a China e 424 casos de uigures deportados, extraditados ou devolvidos a Beijing.

Uigures na cidade de Kashgar, Xinjiang, China, julho de 2017 (Foto: CreativeCommons/Marc van der Chijs)

A fim de atingir seus alvos, o governo da China muitas vezes usa estratégias corriqueiras, como ataques hackers e ameaças indiretas a parentes dos uigures exilados.

“Ciberataques e outras formas de assédio online são meios cada vez mais comuns de visar e vigiar membros da diáspora uigur, particularmente aqueles que residem em países democráticos”, diz o texto.

Em situações extremas, a China adota um sistema mais elaborado, que envolve alertas internacionais emitidos à Interpol. Foi assim, por exemplo, que Beijing consegui a extradição de Hussein Celil, um uigur com nacionalidade canadense que vivia no Uzbequistão e foi alvo de um alerta internacional de prisão por terrorismo.

“Após sua extradição do Uzbequistão em 2006, o governo da China condenou Celil à prisão perpétua em um julgamento secreto. Mais tarde, foi comutada para uma sentença de 20 anos”, diz o relatório.

Segundo Jardine, o caso de Celil mostra como Beijing sabe explorar as relações diplomáticas e até comerciais que mantém com nações pouco dispostas a entrar em disputa com um poderoso e importante aliado.

“Embora a China assine tratados de extradição com Estados parceiros, estes raramente são invocados”, disse ele à rede Voice of America (VOA). “Em vez disso, os Estados complacentes são mais propensos a acusar os residentes uigures de violar os termos de seus vistos de imigração por motivos duvidosos e deportá-los, o que envolve menos burocracia e atrai menos atenção internacional”.

O relatório afirma que a China usa inclusive seus investimentos em projetos de infraestrutura mundo afora como arma, levando outros países a colaborar com a repressão para manter em bom termo a relação com um importante financiador.

“A crescente influência da China como parceiro econômico em todo o mundo trouxe consigo uma presença de segurança chinesa aprimorada que permite a Beijing vigiar e reprimir os uigures muito além de suas fronteiras”, diz o documento.

A maioria dos casos reportados ocorre na Ásia Central, com alguns incidentes registrados também na África. Mas, de acordo com Jardine, combater esse sistema repressivo envolve medidas a serem adotadas inclusive pelas nações ocidentais. Entre elas, aumentar a receptividade a refugiados uigures; exigir que a China preste contas em organismos internacionais; criar mecanismos de denúncia para uso dos uigures e restringir a exportação de equipamentos de vigilância que possam servir a Beijing.

Por que isso importa?

A comunidade uigur é uma minoria muçulmana de raízes turcas que habita a região autônoma de Xinjiang, no noroeste da China. A província faz fronteira com países da Ásia Central, com quem divide raízes étnicas e linguísticas.

Os uigures, cerca de 11 milhões em Xinjiang, enfrentam discriminação da sociedade e do governo chinês e são vistos com desconfiança pela maioria han, que responde por 92% dos chineses. Denúncias dão conta de que Beijing usa de tortura, esterilização forçada, trabalho obrigatório e maus tratos para realizar uma limpeza étnica e religiosa.

Estimativas apontam que um em cada 20 uigures ou cidadãos de minoria étnica já passou por campos de detenção de forma arbitrária desde 2014.

O governo de Joe Biden, nos EUA, foi o primeiro a usar o termo “genocídio” para descrever as ações da China em relação aos uigures. Em seguida, Reino Unido e Canadá também passaram a usar a designação, e mais recentemente a Lituânia se juntou ao grupo.

A China nega as acusações de que comete abusos em Xinjiang e diz que as ações do governo na região têm como finalidade a educação contraterrorismo, a fim de conter movimentos separatistas e combater grupos extremistas religiosos que eventualmente venham a planejar ataques terroristas no país. .

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, afirma que o trabalho forçado uigur é “a maior mentira do século”. “Os Estados Unidos tanto criam mentiras quanto tomam ações flagrantes com base em suas mentiras para violar as regras do comércio internacional e os princípios da economia de mercado”, disse ele.

Fonte: A Referência
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo