Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Praça Carlos Gomes

Praça Carlos Gomes está em obras para ficar mais acessível ao pedestre


Também serão adequadas as rampas de acessibilidade situadas nas esquinas da praça e das ruas limítrofes. As duas bancas de revista existentes mudarão de lugar e uma delas – a que fica próxima à esquina das ruas José Loureiro e Monsenhor Celso – será remodelada.

As mudanças incluirão ainda as floreiras e as lixeiras, que serão iguais às instaladas na Rua XV e colocadas em pontos diferentes da praça. Postes de sinalização e bancos, assim como os guarda-corpos situados junto à estação-tubo, também serão reposicionados. Os canteiros serão mantidos e, alguns, sofrerão pequenas modificações de tamanho. A araucária situada no canteiro de frente para a Rua Marechal Floriano Peixoto não será afetada.

No Centro e nos bairros

A praça homenageia o compositor erudito e maestro brasileiro Antônio Carlos Gomes com a réplica da escultura em bronze talhada pelo escultor paranaense João Turin e, no piso, pedras decoradas com desenhos de harpas. Ambos serão mantidos. A escultura original com a figura do artista pode ser apreciada na exposição permanente instalada no térreo do Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.

O local, no entanto, não é o único ponto da cidade a receber intervenções para melhorar a acessibilidade de pedestres na Regional Matriz. Também coordenadas pela SMMA, estão em andamento as obras no Jardim Botânico.

Rosto da Cidade e Caminhar Melhor

Planejadas pelo Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e sob coordenação da Smop (Secretaria Municipal de Obras Públicas), estão sendo refeitas as calçadas da Rua Kellers, no Alto do São Francisco. A intervenção completa a obra iniciada logo abaixo, no Centro Histórico, a partir da Rua Claudino dos Santos, e que também chegou à Rua Voluntários da Pátria, entre a Praça Rui Barbosa e a Avenida Luiz Xavier.

As melhorias fazem parte do projeto Rosto da Cidade e do programa Caminhar Melhor. O primeiro abrange intervenções nos setores da região central de importância histórica, incluindo calçadas e fachadas de prédios. O segundo é dirigido também às demais regiões da cidade por meio da execução de calçadas e ciclovias, a fim de privilegiar a mobilidade ativa, ou seja, formas de deslocamento que não demandem queima de combustíveis. A Rua Bley Zornig, no Boqueirão, é um exemplo de obra já concluída.

Juntos, os investimentos na área somam R$ 180 milhões, entre obras em andamento e a executar.

Mobilidade Curitiba

TRÂNSITO Praça Carlos Gomes

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!