Geral crimes contra o meio ambiente

PF e ANM deflagram operação conjunta de combate a crimes contra o meio ambiente na região metropolitana de Curitiba no Paraná

Por Da Redação

19/05/2022 às 18:09:37 - Atualizado há

A Polícia Federal e a Agência Nacional de Mineração (ANM) deflagraram nesta quinta-feira (12/5) a Operação Poligonal V, com o objetivo de combater crimes contra o meio ambiente detectados na região metropolitana de Curitiba. Cerca de 34 policiais federais cumprem 7 mandados de busca e apreensão, em São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande, Curitiba e Araucária.

Os mandados estão sendo cumpridos em áreas poligonais com suspeita de lavra irregular. As ações objetivam reprimir possíveis delitos contra a ordem econômica e o meio ambiente, por conta da extração de minérios em desconformidade com a legislação.

A ação é resultado de investigações policiais, iniciadas por meio da análise de imagens de satélite de alta resolução, obtidas pela constelação PlanetScope. Esta é composta por mais de 130 satélites, e as imagens são disponibilizadas no âmbito do Programa Brasil M.A.I.S, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A exploração de bens minerais da União, sem a devida autorização da Agência Nacional de Mineração e licença de operação do órgão ambiental, ou em desacordo com as obrigações impostas pelo título autorizativo, pode ensejar a prisão em flagrante delito e multa, além de medidas administrativas, como a paralisação da atividade e ação civil de ressarcimento por danos causados.

Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo