Educação Comitê Técnico-Científico de Repres

UFPR cria Comitê de Representações e intensifica participação na agenda socioambiental e territorial do litoral do Paraná

Por Da Redação

17/05/2022 às 20:20:27 - Atualizado há

As iniciativas relativas ao ordenamento territorial do litoral do estado apresentam, historicamente, contribuições da UFPR, especialmente pela contribuição técnica e científica de diversos setores em pesquisas nas áreas de desenvolvimento territorial sustentável, georreferenciamento, conservação da natureza, gestão costeira e de parques, e também em diferentes modalidades de turismo compatíveis com as características da região.

A contribuição tornou-se ainda mais relevante nos últimos anos, com o protagonismo crescente do Setor Litoral e do Centro de Estudos do Mar (CEM), no Campus de Pontal do Paraná, na atuação direta da construção do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Litoral (PDSL), inciativa do Governo do Estado que assume eixos prioritários de planejamento em um horizonte de 30 anos.

A UFPR participa como representante institucional em diversas instâncias consultivas e deliberativas, de âmbito municipal, estadual, regional e federal. Atualmente, a UFPR possui assento no Conselho do Litoral (Colit), nos Conselhos de Parques Nacionais, no Comitê de Bacia Litorânea, nos Conselhos Municipais, além de participação em diferentes grupos de trabalho junto a planos diretores municipais e do desenvolvimento de estudos técnicos em parceria com o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR).

A crescente agenda com temáticas voltadas à intervenções de impacto na região tem demandado a necessidade de maior articulação e aprimoramento da posição institucional da UFPR nos espaços decisórios. Foi com esse intuito que a Diretoria de Desenvolvimento e Integração dos Campi Avançados (Integra) articulou a criação do Comitê Técnico-Científico de Representações de Âmbito Socioambiental e Territorial do Litoral do Paraná, composto por representantes e ex-representantes de instâncias de participação da Universidade.

“A iniciativa de criarmos o Comitê Técnico-Científico de Representações de Âmbito Socioambiental e Territorial do Litoral do Paraná reforça a participação da Federal, com caráter institucional e em diversas instâncias, que pode atuar e contribuir com um futuro melhor para o litoral do nosso estado e também para a sociedade paranaense”, afirma o reitor Ricardo Marcelo Fonseca.

Para o presidente do Comitê e diretor da Integra, professor Renato Bochicchio, a inciativa é fundamental para fortalecer o caráter institucional das representações da UFPR no Litoral do estado. “Isso com uma rede sólida e integrada de pesquisadores e extensionistas com reconhecida capacidade técnica e científica, apta a contribuir decisivamente com o desenvolvimento da região, e articulada com políticas e iniciativas consolidadas, como o PDSL e a Grande Reserva Mata Atlântica”.

“A UFPR, de maneira inédita, integra seus representantes para uma atuação coordenada no território, o que tende a qualificar o planejamento e a gestão ambiental do litoral e também os processos de licenciamento ambiental, como vem ocorrendo nos estudos da Nova Ferroeste e da Pavimentação da Estrada de Guaraqueçaba”, informa o professor Eduardo Vedor de Paula, atual representante da UFPR e presidente do Conselho Gestor do Programa de Conservação da Biodiversidade do Litoral do Paraná – Programa TAJ Litoral junto ao Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Para o professor Paulo Henrique Carneiro Marques, atual representante da UFPR no Comitê de Bacia Litorânea, a crise hídrica e a qualidade das águas são fatores limitantes para desenvolvimento regional, e demandam cada vez mais o conhecimento técnico científico interdisciplinar, para desenvolver soluções locais originais de gestão. “Um comitê científico com essas características certamente será muito valioso para aproximar as instâncias de gestão pública do conhecimento científico e dos pesquisadores, favorecendo também o desenvolvimento de pesquisas aplicadas”, finaliza.

Fonte: UFPR
Comunicar erro
Jornalista Luciana Pombo

© 2024 Blog da Luciana Pombo é do Grupo Ventura Comunicação & Marketing Digital
Ajude financeiramente a mantermos nosso Portal independente. Doe qualquer quantia por PIX: 42.872.330/0001-17

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornalista Luciana Pombo